As práticas docentes inovadoras como um impulso para aprendizagens significativas

Autores

  • Flávia Elaine Alves Maciel Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Jussara Maria de Carvalho Guimarães Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Mônica Pereira Rocha Brito Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Este artigo foi elaborado através de pesquisa, observação e reflexão. associado a um trabalho de campo, sobre a inovação, por meio de que passamos a perceber a necessidade dessa prática para a aprendizagem, aumentando as possibilidades dos alunos e professores para dinamizarem o processo de desenvolvimento no qual estão inseridos. Para o alcance dos objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia com abordagens quantitativa e qualitativa, composta da aplicação de um questionário estruturado, contendo questões subjetivas e objetivas. O sujeito desta pesquisa foi uma professora da disciplina de História e, para o embasamento teórico, utilizamos as idéias dos autores Carbonell (2002), La Torre (2002) e Hernández (2000).

Palavras-chave: Inovação. Professor. Aluno. Integração e mudança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARBONELL, Jaume. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

HERNÁNDEZ, Fernando. Aprendendo com as inovações na escola. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. 308p.

LA TORRE, Saturnino de; BARRIOS, Oscar. Curso de formação para educadores. São Paulo: Madras, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2008

Como Citar

MACIEL, Flávia; GUIMARÃES, Jussara; BRITO, Mônica. As práticas docentes inovadoras como um impulso para aprendizagens significativas. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 1, n. 1, p. 121–128, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rees/article/view/529. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)