Brasil, Inglaterra e Portugal: circulação de impressos protestantes no nordeste brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/ees.v14n16a21

Palavras-chave:

Protestantismo no Brasil, Circulação de Impressos, Pedagogia Protestante

Resumo

Este trabalho apresenta a ação da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira/BFBS no Brasil, durante o século XIX, especialmente no Nordeste, fazendo circular impressos protestantes. O referido texto tem o apoio financeiro do CNPq e integra o Projeto de Pesquisa coordenado por essa pesquisadora, intitulado Brasil, Portugal e Inglaterra: circulação de impressos protestantes e outros impressos durante os Oitocentos. A estratégia de distribuir impressos antecedeu à organização de escolas, com a finalidade de implantar definitivamente o Protestantismo no Brasil. Como essa estratégia teve sucesso num país que, na época, possuía uma população analfabeta em sua maioria? O que poderia ser visto como um problema era, na verdade, o diferencial. Quando o colportor, vendedor ambulante de impressos protestantes, chegava num determinado local que as pessoas não sabiam ler, ele propunha a organização de um grupo e se comprometia em enviar um professor para ensiná-los, que, na verdade também era um missionário. Dessa forma, eles mapearam no Brasil o território de instalação de suas futuras igrejas e escolas. A hipótese que defendo é que a intervenção de instituições protestantes na circulação e difusão de impressos possibilitou a definitiva inserção do Protestantismo no país. Este trabalho considera os impressos protestantes que circularam no Brasil e em Portugal a partir dos Oitocentos como Bibliotecas Pedagógicas Protestantes, as quais foram utilizadas como estratégias para a construção de uma civilização cristã protestante e que tinha também o objetivo de conformar um campo pedagógico. A ação de propagandistas protestante se fez presente em várias Províncias do país, dentre elas, Pará, Bahia, Maranhão, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba. Até meados da década de 30 do século XX, instituições protestantes distribuíram aproximadamente dez milhões de impressos de destinação religiosa e escolar. No entanto, a publicação, edição, distribuição, circulação e práticas de leituras são áreas de investigação quase intocadas durante um século pela historiografia educacional e confessional brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do Nascimento, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes

 Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Bolsista de Produtividade em Educação pelo CNPq desde 2012. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e dos curso de Licenciatura da Universidade Tiradentes/UNIT, desde 2005. Professoa da Rede Pública Estadual de Sergipe. Membro da Academia Sergipana de Letras, da Academia Sergipana de Educação, da Academia Brasileira Rotária de Letras/SE e da Academia Brasileira Teológica de Letras/SE. Integra o Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil/SE. Coordena o Grupo de Pesquisa História das Práticas Educacionais/UNIT/PPED/CNPq. E-mail: esterfraga@gmail.com .

Referências

AFONSO, José António Martin. Protestantismo e Educação. História de um projeto pedagógico alternativo em Portugal na transição do século XIX. Braga: Universidade do Minho, 2009a.

BASTIAN, Jean-Pierre (Comp.). Protestantes, liberales y francmasones. Sociedades de ideas y modernidad en América Latina, siglo XIX. México: Fondo de Cultura Económica/CEHILA, 1993.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. 2ª ed. Tradução de Mary Del Priori. Brasília: UnB, 1998.

CHARTIER, Roger et LÜSEBRINK, Hans-Jügen (orgs.). Colportage et lecture populaire. Imprimés de large circulation en Europe XVIº-XIXº siècles. Paris: Maison des Sciences de L’Homme, 1996.

DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. Mídia, cultura e revolução. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

ESCOBAR, Samuel. “Orígenes del movimiento de Sociedades Bíblicas y su contexto misionológico”. In: Revista Lusófona de Ciência das Religiões, ano IV, 2005, nº 7/8, p. 21-30.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. A Teoria sobre Associações Voluntárias como Matriz Interpretativa das Instituições Escolares Protestantes. In: Libânia Xavier; Elomar Tambara e Antoni Carlos Ferreira Pinheiro. (Org.). História da Educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Espírito Santo: EDUFES, 2011a, v. 5, p. 355-377.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do; NASCIMENTO, Jorge. Carvalho do; PINTO, Dayler Antonio Neves. Circulação de impressos protestantes entre Brasil e Portugal. In: Anais do 19º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste. João Pessoa: EDUFPB, 2009, p. 1-11.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. “Brasil e Portugal: circulação de impressos protestantes”. In: VII Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: cultura escolar, migrações e cidadania. Porto: Universidade do Porto, 2008, p. 1-12.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. Educar, curar, salvar. Uma ilha de civilização no Brasil tropical. Maceió: EDUFAL; Aracaju: UNIT, 2007.

NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas-Bôas Carvalho do. “Instituições, editoras e impressos protestantes no Brasil dos Oitocentos”. In: Anais Eletrônicos do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino de História da Educação. Uberlândia: EDUFU, 2006, p. 1-13.

NASCIMENTO, Jorge. Carvalho do; NASCIMENTO, Ester Fraga Vilas Boas Carvalho do. Correspondência e redes de sociabilidade. In: Anais do IX Congresso Ibero Americano de História da Educação Latino Americana. Rio de Janeiro: UERJ, 2009, p. 1-10.

SANTOS, Luís Aguiar. “Evolução da presença em Portugal da Sociedade Bíblica. De agência britânica a instituição de utilidade pública”. In: Revista Lusófona de Ciência das Religiões, ano IV, 2005, nº 7/8, p. 51-61.

SGARBI, A. D. Bibliotecas pedagógicas católicas: estratégias para construir uma “civilização cristã” e conformar o campo pedagógico através do impresso (1929-1938). São Paulo: PUC, 2001.

THE BRITISH AND FOREIGN BIBLE SOCIETY. Rules for the Guidance of Translator, Revisers & Editors, Working in Connection wiht the British and Foreign Bible Society. London: The British and Foreign Bible Society, 1906.

TOCQUEVILLE, Alexis de. A democracia na América. Sentimentos e opiniões. v. 2.

São Paulo: Martins Fontes, 2000.

WEBER, Max. Ensaios de Sociologia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

Arquivos adicionais

Publicado

22.10.2021

Edição

Seção

Dossiê — Protestantismo e Educação no Brasil e América Latina