O ensino de Cálculo Diferencial e Integral com o software GeoGebra: discursos dos alunos do Ensino Superior

Autores

  • Géssica Germana Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Caruaru
  • José Alex dos Santos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Caruaru
  • Marcos Aurélio Alves e Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Caruaru http://orcid.org/0000-0003-3054-6824

Resumo

Este artigo objetiva socializar uma experiência com alunos que frequentam monitoria da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral II das Licenciaturas em Matemática, Química e Física sobre o uso do GeoGebra como artefato facilitador dos processos de ensino e de aprendizagem. Foram postas duas questões que remetiam a conteúdos vivenciados na disciplina e que necessitam do esboço de gráficos, pedindo aos alunos a resolução dos mesmos por meio da forma mais tradicional, com o auxílio do quadro. No segundo momento utilizou-se o recurso do GeoGebra para a parti daí compreender como se dá o aprendizado na forma tradicional e trazendo inovações educativas. O estudo foi realizado a partir de análise qualitativa de entrevista que aportavam questionamentos sobre a experiência dos alunos com a presença do software educativo. Nos discursos foi notório dentre muitos, as seguintes indagações: facilita a assimilação dos conteúdos; ajuda na visualização após o cálculo; e facilita mais a compreensão do gráfico. Foi possível perceber, por meio dessa experiência, que a utilização do GeoGebra facilitou de forma satisfatória a compreensão dos alunos acerca dos conteúdos das disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, propiciando espaços de discursões das novas tecnologias e ensino do Cálculo.

Palavras-chaves: Cálculo Diferencial e Integral. Ensino superior. Novas Tecnologias. Software educativo.

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Referências

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Publicado

20.12.2013

Edição

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Artigos