A cultura regional em interface com a escola e o mundo globalizado

Autores

  • Janete Aparecida Gomes Zuba Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Leticia de Freitas Cardoso Freire Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão sobre cultura e o quadro atual em que se deparam educadores, antropólogos, historiadores, sociólogos, dentre outros. Ao utilizar este termo nos remetemos a um complexo campo conceitual que tem sua própria historicidade. Dentro da atual polissemia que o termo comporta, explicitamos com qual concepção de cultura buscamos nos aproximar de uma reflexão sobre a cultura regional incorporando a experiência cultural que se vive na escola com a experiência que se vive no Norte de Minas sem perder de vista a interface e as implicações do mundo globalizado, entendendo a escola como centro irradiador de cultura em diálogo constante com a comunidade.

Palavras-chave: Cultura. Regionalismo. Globalização. Escola. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARIÈS, Philippe.História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1981. (Trad. Dora Flaksman).

AZEVEDO, Fernando. A cultura brasileira. S. Paulo: Melhoramentos, 1953.

AZEVEDO, Fernando de. O sentido da educação colonial. In: A Cultura Brasileira. 6ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ; Brasília: UNB, I996. pp. 495-544.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A Educação como cultura. Editora Brasiliense, 1985.

CANDAU, Vera Maria. (org.). Reinventar a Escola. Petrópolis/RJ: Vozes, 2000.

CÂNDIDO, Antônio. As diferenças entre o campo e a cidade e o seu significado para a educação – pesquisa e planejamento, São Paulo, 1957.

CHARTIER, Roger. Introdução: por uma sociologia histórica das praticas culturais. In: A história cultural: entre praticas e percepções. S. Paulo: Betrand/Difel, 1990, pp.13-28.

COSTA, João Batista de Almeida. Mieniros e baianeiros: Englobamento, exclusão, resistência. Brasilia: UnB, 2003. (Tese de doutorado).

COSTA, João Batista de Almeida. Cultura Sertaneja: A conjugação de lógicas diferenciadas. In: SANTOS, G. R. dos (Org) Trabalho, cultura e sociedade/nordeste de Minas: considerações a partir das Ciências Sociais. Montes Claros/MG: Best Comunicação e Marketing, 1997, p. 77-98.

COSTA, João Batista de Almeida. COSTA, João Batista de Almeida. DAYRELL, Juarez (org.). A Escola como espaço sócio-cultural. In: Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996. p. 136-161.

ESPELETA, Justa; ROCKWELL, Elise. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989 (trad. BARBOSA, Francisco Salatiel de Alencar).

GOMES, Nilma Lino. Escola e Diversidade Étnico-Cultural: Um Dialogo Possível. S/nd.

GUERTZ, C. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989.

JULIA, Dominique. A Cultura Escolar Como Objeto Histórico. (trad.) Gizele de Souza. In: Revista brasileira de história da Educação. Campinas/SP: Ed. Autores Associados, nº 1, Jan/Jun., 2001.

KEESINGER, Roger. “Teories of Culture”. Annual Review of Antropology, vol.3. Palo Alto, California. 1974.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 1996. LARAIA, Roque de. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.

LUDKE, Menga; MARLI, André. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. S. Paulo: EPU, 1986.

MAIA, Carla. Cultura juvenil: juventude e escola. B. Horizonte: Pucminas, 2003.

NÓVOA, Antonio. Analise da instituição escolar. Lisboa. 1990. (relatório de concurso para professor associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa).

NÓVOA, Antonio. Para Uma Analise das Instituições Escolares. Lisboa: FPCEUL, 1990.

PEREIRA, Anete Marilia; ALMEIDA, Ivete Soares de, (orgs.). Leituras geográficas sobre o Norte de Minas. Montes Claros/MG: Editora da Unimontes, 2004.

RIBEIRO, Maria Luíza S. História da Educação Brasileira: A Organização Escolar. 4ª ed. São Paulo: Moraes. 1984.

ROMANELLI, Otaiza de Oliveira. História da Educação no Brasil (1930 – 1973). Petrópolis: Vozes, 1980.

TOSTA, Sandra de Fátima Pereira. Antropologia e Educação. Belo Horizonte: PUC – Minas, 2001. (texto digitado).

VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

VELHO, Gilberto; CASTRO, E. B. Viveiros. O conceito de cultura e o estudo de sociedades complexas: uma perspectiva antropológica. In: Artefato. Nº 1. Rio de Janeiro, 1979.

ZUBA, J. A. G; FEITOSA, Antonio Maurílio Alencar; CLEPS JUNIOR, João. Debaixo da Lona: Tendências e Desafios da Luta pela Posse da Terra e da Reforma no Brasil. Goiânia: Ed. da UCG, 2006.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Edição

Seção

Artigos