Significados e sentidos do brincar e do brinquedo na cultura das infâncias

Autores

  • Myrtes Dias da Cunha Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Grazielle Eloísa Balduino Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Tatiani Rabelo Lapa Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

As relações humanas que se estabelecem no brincar são mais importantes do que o ato em si de brincar e até mais do que o próprio brinquedo. Brincar é mais do que manipular um brinquedo; envolve criação e espontaneidade, consiste numa atividade por interesse que extrapola o resultado estrito das ações praticadas, reúne impulso interno e motivação externa. O brincar e as culturas das infâncias compõem o objeto de pesquisa do mestrado e também do Grupo de Pesquisa Infâncias, Docências e Cotidiano Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Por isso buscamos discutir no presente estudo origens do brincar, do brinquedo e de suas relações com a cultura das infâncias das crianças de uma escola municipal de Uberlândia. Estabelecer relações do brincar com a educação é importantíssimo no mundo atual, principalmente quando se pensa na urgência de construirmos uma escola com as crianças e não para as crianças. O brinquedo e o brincar ainda são vistos por muitos como uma atividade secundária. Esperamos que pesquisas possam contribuir para que muitos de nós olhemos com outros olhos para o brincar e que o vejamos como uma possibilidade importante de transformação de homens, relações e do conhecimento.

Palavras-chave: Culturas das infâncias. História dos brinquedos. Significados e sentidos do brincar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. Marcus Vinicius Mazzari; posfácio de Flávio Di Giogi. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

BROUGÉRE, Gilles. Brinquedo e cultura. Revisão técnica e versão brasileira adaptada por Gisela Wajskop. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2010. (coleção questões da nossa época; v.20).

BRUEGEL, Pieter. In: Gênios da Pintura. São Paulo: Abril Cultural, 1969. V. 3.

BRUNER, J. S. O processo da Educação. trad. de Lólio Lourenço de Oliveira. 7 ed., São Paulo: Nacional, 1978.

FRANCO, Sérgio de Gouvêa. O brincar e a experiência analítica. Ágora (Rio J.) [online]. 2003, vol.6, n.1, pp. 45-59. ISSN 1516-1498.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2010. 6. ed. (Estudos/ dirigida por J. Guinsburg).

KISHIMOTO, T. M. (Org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2011a.

KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011b.

ROJAS, Jucimara. Jogos, brinquedos e brincadeiras: a linguagem lúdica formativa na cultura da criança. Campo Grande: UFMS, 2007.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 2007.

WAJSKOP, Gisela. Brincar na pré-escola. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2009. – (Coleção Questões da Nossa Época; v. 48).

WINNICOTT, D. W. O brincar & a realidade. Trad. J. O. A. Abreu e V. Nobre. Rio de Janeiro: Imago, 1975.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Edição

Seção

Artigos