Cartografia e Educação: experiências com o minicurso “brincando de construir mapas”

Autores

  • Mônica Oliveira Alves Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Rachel Inêz Castro de Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados obtidos a partir do desenvolvimento do minicurso “Brincando de Construir Mapas”, que foi realizado com o objetivo de demonstrar ao estudante que o uso da linguagem cartográfica a partir da construção de um mapa retratando a realidade local de cada um, no caso o bairro, pode contribui para a formação de um cidadão crítico e independente. Percebe-se que, por trás de todo mapa, tem sempre um tipo de interesse, seja ele político, econômico, social ou cultural. Assim, podem auxiliar o aluno a compreender as transformações socioeconômicas que ocorrem na sociedade. O minicurso foi ministrado para os estudantes do ensino fundamental II (6º e 7º ano) da escola Estadual Professor Plínio Ribeiro e Escola Estadual Professora Dulce Sarmento durante o 9º Fórum de Biotemas na Educação Básica, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros/Unimontes em setembro de 2012. Verificou-se que a leitura e interpretação de mapas embasam o estudo dos diferentes fenômenos, tanto físicos como sociais, que ocorrem no mundo, e ampliam as possibilidades dos estudantes compreenderem como tais fenômenos transformam o espaço geográfico, inclusive seu local de vivência – o bairro.

Palavras-chave: Mapas. Função social, Bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, Elza Y. O espaço geográfico ensino e representação. São Paulo: contexto, 1989. (Coleção Repensando o Ensino).

DUARTE, Paulo Araújo. Cartografia Básica. Florianópolis: UFSC, 2002.

FERREIRA, G. M. L; MARTINELLI, M. Moderno Atlas geográfico. 4ª ed. São Paulo: Editora Moderna. 2003.

FITZ, Paulo Roberto. Cartografia Básica. Canoas: La Salle, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Atlas Geográfico Escolar. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/mapas_brasil.shtm>. Acesso em 08 Nov. 2011.

MARTINELLI, Marcelo. Gráficos e mapas: Construa-os você mesmo. São Paulo: Moderna, 1998.

História da Cartografia disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=qtbi4cgomK8

Cartografia - a arte de fazer mapas,, disponível em http://www.youtube.com/watch?v=sN1AR4lkyfo

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Edição

Seção

Artigos