O ensino de história e história local: aproximações necessárias

Autores

  • Bergston Luan Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Jaciely Soares da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Resumo

O presente texto tem como objetivo problematizar o ensino de História a partir dos intensos debates que se apresentaram nos currículos envolvendo a educação no Brasil, e a renovação implicada no ensino de História nos anos de 1990. Tencionamos expor discussões sobre o ensino da história local nas escolas públicas, uma vez que, em seus currículos é necessário que tal temática seja abordada. Usamos como metodologia para coleta de dados a observação, acompanhamos aulas de história nas escolas públicas de Catalão - GO, empregamos entrevistas com professores e análise documental sobre as produções acadêmicas, com o tema da História local no Departamento de História e Ciências Sociais da UFG-CAC, uma vez que, durante a pesquisa se vez necessário levantar dados sobre os trabalhos que são produzidos na Universidade. Por fim, apresentamos algumas considerações que entendemos como relevantes, percebendo que há muitos desafios para o professor desempenhar o currículo prescrito e, além disso, precisamos aprofundar questões que problematizem a Universidade e sua aproximação das escolas, de forma a buscar uma interação significativa entre pesquisa, ensino e extensão.

Palavras-chave: Ensino de História. História Local. Universidade. Currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.

CHEVALLARD, Y. La Transposición Didáctica: del saber sabio al saber enseñado. La Pensée Sauvage, Argentina, 1991.

CRUZ, M. B.A. O ensino de história no contexto das transições de paradigmas da história e da educação. In: NIKITEUK, S. M. (org.) Repensando o ensino de história. São Paulo: Editora Cortez, 2001.

FÁVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. A Universidade no Brasil: das origens à Reforma Universitária de 1968Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Editora UFPR.

FENELON, Déa Ribeiro. A formação do profissional de História e a realidade do ensino. Tempos Históricos. Volume 12 – 1º semestre – 2008 – p. 23-35.

FONSECA, Selva G. Didática e prática de ensino de História: experiências, reflexões e aprendizado. Campinas/ São Paulo: Editora Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1996. Vol. 23.

HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Org. Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Tradução de Bernardo Leitão. 5. ed. Campinas- SP: Editora da UNICAMP, 2003.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MORE, Antonio Flavio Barbosa. Propostas curriculares alternativas: limites e avanços. Educação & Sociedade. Educ. Soc. Vol. 21, nº 73. Campinas Dec. 2000.

PEREGRINE, Rosa Maria; SILVA, Jeanne. Na trilha das significações do ensino de Historia. 2004, p. 1.

PRADO, Luiz Fernando Silva. A formação do professor universitário de História. HISTÓRIA REVISTA. Goiânia, v. 14, n. 1, p. 177-192, jan./jun. 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Edição

Seção

Artigos