Caminhos da aldeia Itapicuru terra indígena Xakriabá: análise de um evento de letramento em contexto religioso

Autores

  • Ildete Freitas Oliveira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Para este artigo trouxemos uma das categorias de análise da pesquisa de mestrado entitulada “Um lugar para ler e escrever: estudo sobre letramento na Aldeia Indígena Itapicuru entre os Xakriabá”. Dentre os letramentos levantados nesse contexto comunitário, analisamos aqui os resultados obtidos a partir dos elementos que o contexto religioso ofereceu. Contudo, de uma maneira geral esse trabalho objetivou compreender as práticas letradas e sua significação na citada aldeia. Esta análise baseou-se na ideia de que o letramento (Street, 2003) é um processo socialmente localizado em comunidades específicas. A singularidade da aldeia se reforça pelo lugar de “coração da terra” indígena que ocupa em função do lugar que tomou na luta recente pela retomada e homologação do território indígena Xakriabá. Hoje é habitada por 340 pessoas distribuídas em 78 famílias. Que vivem em um espaço onde ocorrem grandes transformações nas formas de compartilhar e negociar significados em função da recente introdução da linguagem escrita. A metodologia de investigação se baseou numa abordagem qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994) de inspiração etnográfica (Cardoso de Oliveira, 1998). O que nos permitiu descrever e analisar eventos e práticas de letramento no contexto da cultura e das relações sociais entre os sujeitos.

Palavras-chave: Espaços geradores. Cultura escrita. Comunidade indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTON, D. Literacy: An Introduction to the Ecology of Written Language. Oxford, Blackwell.

Carter, R (2002) ‘The Grammar of Talk: Spoken English, 1994.

BARTON, D., & Hamilton, M. IVANIC, Roz. Situated literacies. London: Routledge, 2000.

BARTON, D., & Hamilton, M. Local literacies: Reading and writing in one community. London: Routledge, 1998.

BAYNHAM, M. “Code switching and mode switching: Community interpreters and mediators of literacy”. In: B. Street. Cross-cultural approaches to literacy. Cambridge: Cambridge University Press, 294-314, 1993.

BOGDAN, Roberto C. & BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação – Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.

GEE, James P. Social Linguistics and literacies: ideology in discourse. Londres: Falmer Press, 2001.

HEATH, Shirley B. Ways with words: language, life, and work in communities andclassrooms. New York: Cambridge University Press, 1983.

MACÊDO, Magda Martins. Educação? Educações... Por uma educação do campo no sertão de Minas. p.29-59. Educação, Escola & Sociedade, Montes Claros, v. 1, n. 1, Montes Claros, dez. 2008.

MARCUSCHI, Antonio. Investigando as relações oral/escrito e as teorias do letramento. São Paulo Mercado de Letras, 2001.

MARINHO, M., CARVALHO, G. Teodoro. (orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

MEURER, J. L. Integrando estudos de gêneros textuais ao contexto de cultura. p. 151-170. In KARKOWSKI, Acir Mário. (org.) Gêneros textuais reflexões e Ensino. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. São Paulo: Editora UNESP, 1995.

PEREIRA. Verônica Mendes. A cultura na escola ou escolarização da cultura? Um olhar sobre as práticas culturais dos índios xacriabá. Dissertação Mestrado. Belo Horizonte: Faculdade de Educação – UFMG. 2003.

ROCKWELL, Elsie. La experiência etnográfica: historia y cultura en los procesos educativos. 1ª ed. Buenos Aires: Paidós, 2010.

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004. Texto apresentado em Congresso realizado em maio de 2004.

SANTOS, Macaé M. Evaristo dos. Práticas Instituintes de Gestão das Escolas Xacriabá. Dissertação de Mestrado FAE/UFMG. 2006.

SANTOS. Ana Flávia M. “Do terreno dos caboclos do Sr. São João à Terra indígena Xakriabá: as circunstâncias da formação de um povo. Um estudo sobre a construção social de fronteiras.” Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de Brasília. Brasília. 1997.

SOARES, Magda B. Apresentação. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 15-19, dez. 2002. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br

STREET, B. V. Os novos estudos sobre o letramento: histórico e perspectivas. p. 33-53. In. MARINHO, M., CARVALHO, G. Teodoro. (orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

STREET, B. V. What’s “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. Current Issues in Comparative Education, Vol. 5 (2) 2003.

STREET, B. V. Social literacies: Critical Approaches to literacy in development, etnography and education. London and New York: LONGMAN, 1995.

STREET, B. V. Cross cultural approaches to literacy. London and New York: Cambridge, 1993.

STREET, B. V. Literacy in Theory and Practice. Cambridge: CUP. 1984.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2006 – Coleção questões da nossa época.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2015

Edição

Seção

Artigos