Ensino e aprendizagem na Unimontes: uma análise da atuação dos professores segundo as técnicas e métodos de ensino

Autores

  • Carlos Roberto Pereira Dias Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Pretende-se, neste artigo, discutir acerca da atuação dos professores, com base nas técnicas e métodos de ensino utilizados na Universidade Estadual de Montes Claros, na tentativa de evidenciar quais os procedimentos didáticos constituem-se melhores para a compreensão, por parte dos alunos, dos conteúdos ministrados. Nesta perspectiva, foi realizada uma pesquisa com 163 acadêmicos da Universidade Estadual de Montes Claros, campus sede, que colaram grau no primeiro semestre de 2015 no intuito de verificar quais foram as principais técnicas de ensino utilizadas pelos professores e se as técnicas e métodos utilizados foram eficazes e facilitadores da aprendizagem. A composição amostral, por centro de ensino, foram de 31,9 % de acadêmicos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas – CCSA (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas Ciências Sociais e Direito), 42,9% do Centro de Ciências Humanas – CCH (Geografia, História, Letras Português, Letras Espanhol e Pedagogia), 5,5% do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas – CCET (Matemática e Sistema de Informação) e 19,6% do Centro de Ciências Biológicas e Saúde – CCBS (Ciências Biológicas, Educação Física licenciatura/bacharelado, Enfermagem, Medicina e Odontologia). Salienta-se que os resultados apontam para a necessidade de melhorar a atuação didática dos professores, pois detecta-se que os mesmos são avaliados pelos alunos de forma “positiva” quando se trata de demonstrar conhecimento sobre o conteúdo ministrado, no entanto, quanto às técnicas e métodos utilizados, tende-se mais para uma avaliação “regular”. 

Palavras-chave: Didática. Técnicas e Métodos de Ensino. Atuação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABREU, Maria Célia T. Azevedo. MASETTO. Marcos T. O professor universitário em aula: prática e princípios teóricos. São Paulo: Cortez, 1980.

BERBEL, N. A. N. Metodologia da Problematização: uma alternativa metodológica apropriada para o Ensino Superior. Semina: Cio Soc./Hum., Londrina, v.16. n. 2., Ed. Especial, p.9-19, out. 1995.

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Estratégias de ensino aprendizagem. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 1982.

BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In.: BORDENAVE, Juan Díaz; PEREIRA, Adair Martins. (Org). Estratégias de ensino-aprendizagem. 25. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. p. 133-181.

COMENIUS, I. Amos. Didática Magna. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002. 390 p.

FÁVERO, Altair A.; TONIETO, Carina. Educar o educador: reflexões sobre a formação docente. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

Gil, Antônio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HOUAISS, Antônio; VILAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: objetiva, 2001.

KOURGANOFF, W. A face oculta da Universidade. São Paulo: Editora UNESP, 1990.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LIBÂNEO, José Carlos. O ensino de graduação na universidade: a aula universitária. Disponível em: www.ucg.br/site_docente/edu/libaneo/pdf/ensino.pdf. Acesso em 15/06/2015.

MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

PRATES, Antônio Augusto Pereira. Universidades e terciarização do ensino superior: a lógica da expansão do acesso com manutenção da desigualdade: o caso brasileiro. Sociologias. Porto Alegre, ano 9, nº 17, jan./jun. 2007, p. 102-123. ISSN 1517-4522.

SEN, Amartya K. Desenvolvimento como liberdades. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

SCHMITZ, Egídio. Fundamentos da Didática. 7 ed. São Leopoldo: UNISINOS, 1993.

SCHWARZTMAN, S. O Ensino Superior no Brasil. Brasília: MEC/INEP.1998.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática: uma retrospectiva histórica. Texto apresentado ao Grupo Metodologia Didática, na X Reunião Anual da Anped, Salvador, maio de 1987. Revisado e ampliado em janeiro de 2003.

WACHOWICZ. Lilian Anna. O conhecimento na ciência da educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.31, p.83-93, SET.2008 - ISSN: 1676-2584

WACHOWICZ. Lilian Anna. O método dialético na didática. In: CASTANHO, Sergio; CASTANHO, Maria Eugênia (Org.). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. 7ª ediçao. Campinas: Papirus, 2001. p.37-46.

WERNER, David; BOWER, Bill. Aprendendo e ensinando a cuidar da saúde. 3. ed. São Paulo: Paulinas, l984.

Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2017

Edição

Seção

Artigos