A coleção didática "As mais belas histórias" (1954-1976): aspectos da sua publicação, circulação e estrutura

Autores

Resumo

O presente artigo aborda alguns aspectos da publicação, circulação e características materiais e imateriais de uma coleção de livros escolares da autora mineira Lúcia Casasanta denominada “As Mais Belas Histórias”. Ela foi utilizada nas escolas de Minas Gerais a partir de meados do século XX e distribuída visando ao ensino e desenvolvimento da leitura. As histórias desses livros, editadas desde os anos 1950, contadas e recontadas por gerações, permaneceram por décadas sendo utilizadas nas aulas dos professores, nas regiões rurais e urbanas do Estado e, principalmente, na memória daqueles que foram alfabetizados por meio delas. A investigação a respeito da circulação, da estrutura e dos aspectos materiais e imateriais desses livros é um tema relevante tanto para a história do livro didático quanto para a história da alfabetização em Minas Gerais.

Palavras-chave: As mais belas histórias. Livro didático. Materialidade e imaterialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BREUNER, A. Nos livres d'enfants ont menti: ume base de discussion. Paris: [s.n], 1951.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

CASASANTA, Lúcia. As Mais Belas Histórias. Belo Horizonte: Editora do Brasil, 1969. (pre-livro, leitura intermediária, primeiro, segundo, terceiro e quarto livro).

CHARTIER, Roger. Inscrever e apagar. São Paulo: Unesp, 2007.

CHOPPIN, Alain.O manual escolar: uma falsa evidência histórica. História da Educação.v.13.n.27.jan.abr.2009. p.9-75. Disponível em: http://fae.ufpl.edu.br. Acesso em:13.dez. 2013.

CPDOC. GCg. 1938.01.06. COLTED, 1967, 44f. Disponível em:www.fgv.br/cpdoc/acervo/arquivo pessoal/GC. Acesso em:20.maio.2015.

CPDOC. GCg. 1938.01.06. Arquivo Anísio Teixeira.1951.08.10. Requisitos essenciais que devem preencher as cartilhas. 11 fl. Disponível em: www.fgv.br/cpdoc/acervo/arquivo pessoal/AT. Acesso em: 20 maio.2015.

DEWEY, John. My pedagogic creed. School Journal. v.54, jan.1897. p.77-80. Disponível em:dewey.pragmatism.org/creed. Acesso em:8.ago. 2014.

FERREIRA, Jorge. Os conceitos e seus lugares: trabalhismo, nacional - estadismo e populismo. In: BASTOS, Pedro Paulo Zaluth; FONSECA, Pedro Cezar Dutra (Orgs.). A Era Vargas: desenvolvimentismo, economia e sociedade. São Paulo: Unesp, 2012. p.95 - 125.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006.

FREITAS, Marcos Cezar de; BICAS, Maurilane, de Souza. História social da educação no Brasil (1926-1996). São Paulo: Cortez, 2009.

HENRIX, Charles. Como ensinar a ler por il methodo global. Buenos Aires: Kapelusz, 1952.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Séries retrospectivas. 1936- 1972. Disponível em www.ibge.gov. Acesso em: maio 2014.

KAUFMAN, Ana Maria; RODRIGUES, Maria Elena. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

MACIEL, Francisca Izabel. Lúcia Casasanta e o método global de contos: uma contribuição à história da alfabetização em Minas Gerais. 2001. Tese. Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras,1997.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na Primeira República. 2.ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

PAIVA, Edil Vasconcelos; PAIXÃO, Léa Pinheiro. O Pabaee - A volta dos tempos de Francisco cAmpos e a oposição dos educadores católicos/ Educação memória em Minas Gerais. Relatos de Pesquisa. 1995, v.4, n.34. Disponível em: www.publicações.inep.gov.br. Acesso em:8.jun.2014.

SCHWARTZMAN, Simon; BOMENY, H.M.B.;COSTA, V.M.R. Tempos de Capanema. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

SOUZA, Angela Leite de. Lúcia Casasanta, uma janela para a vida. Belo Horizonte: Imprensa Oficial, 1984

SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: [ensino primário e secundário no Brasil]. São Paulo: Cortez, 2008.

VALDEMARIN, Vera Teresa. História dos métodos e materiais de ensino: a escola nova e seus modos de uso. São Paulo: Cortez, Ática, 2007.

WILLINGHAM, Daniel T. The privileged status of story. Disponível em: www.aft.org/ periodical/americaneducator.2004. Acesso em: 28.fev.2015.

Arquivos adicionais

Publicado

20.06.2017

Edição

Seção

Artigos