Os desafios para a implementação da humanização como política pública

Autores

Resumo

Este trabalho refere-se ao estudo dos desafios da Política Nacional de Humanização (PNH) na atenção e gestão dos serviços públicos de saúde encontrados no discurso dos consultores dessa política e dos trabalhadores e gestores do SUS de um município no Norte de Minas Gerais. Através das entrevistas foi possível identificar que a polissemia que o termo humanização assume nos territórios reforça uma concepção romântica e desloca a perspectiva apresentada pela PNH; a lógica hegemônica de produção de saúde não favorece a democratização institucional; existe uma tensionalidade entre a lógica da PNH e o modo de fazer das outras políticas de saúde. É possível inferir que embora a força instituinte da PNH seja uma ferramenta precípua para a defesa do SUS, ainda é necessária uma articulação com as demais políticas públicas de saúde e um esforço multissetorial para fortalecer a humanização nos mais diversos e singulares territórios, fomentando nos gestores e trabalhadores do SUS um modo mais reflexivo e cogerido de executar as políticas de saúde.

Palavras-chave: Sistema Único de Saúde. Política Pública. Humanização da atenção e gestão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, Maria Elizabeth Barros; GOMES, Rafael da Silveira. Humanização do cuidado em saúde: de tecnicismos a uma ética do cuidado. Fractal: Revista de Psicologia, v. 23, n. 3, p. 641-658, set./dez., 2011.

BENEVIDES, Regina; PASSOS, Eduardo (b). Humanização na saúde: um novo modismo? Comunic, Saúde, Educ., v. 09, n. 17, p. 389-394, mar./ago., 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva, Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. HumanizaSUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. Saúde Paidéia. São Paulo: Hucitec, 2003, 185p.

DESLANDES, Suely Ferreira e MITRE, Rosa Maria de Araújo. Processo comunicativo e humanização em saúde. Comunic., Saude, Educ. Rio de Janeiro, v. 13, supl 01, p. 641-9, 2009.

DESLANDES, Suely Ferreira. Análise do discurso oficial sobre a humanização da assistência hospitalar. Ciênc. saúde colet., v. 09, n. 01, p. 7-14, 2004.

FEUERWERKER, Laura Camargo Macruz. A cadeia do cuidado em saúde. In: MARINS, João José Neves; REGO, Sergio (Org.) Educação Médica: gestão, cuidado, avaliação. São Paulo: Hucitec, 2011, p. 99-113.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. 7ªed. Rio de Janeiro: Ed Forense Universitária, 2013.

MACHADO, Cristiani Vieira; LIMA, Luciana Dias de; BAPTISTA, Tatiana Wargas de Faria. Configuração Institucional e o Papel dos Gestores no Sistema Único de Saúde. In: MATTA, Gustavo Corrêa; MOURA, Ana Lúcia de. Políticas de saúde: organização e operacionalização do sistema único de saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2007.

MATIAS, Maria Claudia Souza. A dimensão ético-política da Humanização no discurso de egressos da Formação de Apoiadores Institucionais de Santa Catarina. 2012. 119f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 5. ed, Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, 2000.

MORI, Maria Elizabeth; OLIVEIRA, Olga Vânia Matoso de. Apoio institucional e cogestão: a experiência da Política Nacional de Humanização no Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal (DF), Brasil. Interface, 2013.

MORI, Maria Elizabeth; OLIVEIRA, Olga Vânia Matoso de. Os coletivos da Política Nacional de Humanização (PNH): a cogestão em ato. Comunicação Saúde Educação, v.13, supl.1, p.627-40, 2009.

PASCHE, Dário Frederico. Política Nacional de Humanização como aposta na produção coletiva de mudanças nos modos de gerir e cuidar. Interface, v. 13, supl. 1, p. 701-708, 2009.

RIOS, Izabel Cristina. Caminhos da Humanização na Saúde: prática e reflexão. São Paulo: Ed Áurea, 2009.

SANTOS-FILHO, Serafim Barbosa; BARROS, Maria Elizabeth Barros de; GOMES, Rafael da Silveira. A Política Nacional de Humanização como política que se faz no processo de trabalho em saúde. Comunic., Saúde, Educ., Rio de Janeiro, 2009, v.13, supl.1, p.603-13.

TESSER, Charles Dalcanale. Três considerações sobre a “má medicina”. Comunic., Saúde, Educ., Rio de Janeiro, v.13, n. 31, p.273-86, 2009.

Arquivos adicionais

Publicado

20.12.2018

Edição

Seção

Artigos