O Estágio Curricular Supervisionado no curso de Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros: relato de experiência

Autores

  • Janice Carvalho Guimarães Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
  • Paulo Eduardo Gomes Barros Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Resumo

Princípios e estratégias para aperfeiçoar as ações no estágio tem sido discutidos em diferentes cenários, uma vez que este processo, imprescindível na formação do futuro professor, envolve o amplo contexto onde a práxis educativa acontece. Nesse sentido, entendendo a Educação Física Escolar como disciplina cujo fazer pedagógico é parte integrante do contexto escolar, um grupo de professores do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes no período de 2006 a 2007 buscaram estratégias de intervenção no estágio construído por meio de reflexões coletivas, envolvendo o corpo docente e discente, bem como, a escola. Respondendo a este anseio a configuração dos Encontros de Práticas de Formação e Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física, evidenciaram a necessidade de transformar as ações dos sujeitos, e, de ampliar a consciência de todos envolvidos nesta práxis.

Palavras-chave: Estágio. Educação Física. Experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FELÍCIO, Helena Maria dos Santos; OLIVEIRA, Ronaldo Alexandre de. A formação prática de professores no estágio curricular. Revista Educar. Curitiba, n.32,2008. Disponível:<http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/educar/article/viewPDFInterstitial/5838/9382>Acesso em: 10 Mai 2008.

GORI, Renata Machado de Assis. A inserção do professor iniciante de educação física na escola. [CD-Rom]. In Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 12, Caxambu/MG. Anais... São Paulo: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2001.

ILHA, F. R. S.; SILVA, A. R.; BASEI, A. P.; MASCHIO, V.; KRUG. H. N. Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física: significado e importância sob a ótica dos acadêmicos do curso de licenciatura. Rio Grande do Sul, 2008. Disponível em:

MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS

DE LICENCIATURADADE DA UNIVERSIDADA ESTADUAL DE MONTES CLAROS – UNIMONTES. Montes Claros- MG, 2007.

PICONEZ, Stela C.B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido; LUCENA, Maria do Socorro. Estágio e Docência. 1ª Edição, São Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. In: Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005

RAMOS, Glauco Nunes Souto. Preparação profissional em Educação Física: A questão dos estágios. [dissertação de Mestrado]. Campinas, SP: Unicamp, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

10.12.2010

Edição

Seção

Artigos