Agências de desenvolvimento rural: um estudo comparado entre duas cooperativas agroextrativistas do Norte de Minas
Resumo
Este texto analisa, comparativamente, duas cooperativas que trabalham com beneficiamento e comercialização de frutos nativos do cerrado e outros produtos da agricultura familiar, cuja atuação ocorre no Norte de Minas, no âmbito do desenvolvimento rural. Utilizando o método comparativo e a teoria do cooperativismo, desenvolvemos uma comparação buscando identificar a variável que causa maior impacto no desempenho desigual entre as duas organizações. Trabalhamos com a hipótese de que a autonomia, num caso, e os fortes vínculos históricos com o poder público local, noutro caso, são os aspectos decisivos nos resultados distintos alcançados pelas cooperativas. Conclui-se que a gestão autônoma e participativa é essencial ao cooperativismo, sendo a interferência do poder público prejudicial ao êxito desse tipo de empreendimento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Aldemir Inácio de Azevedo, Herbert Toledo Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta licença permite que outros(as) façam download do trabalho e o compartilhe desde que atribuam crédito ao autor(a), mas sem que possam alterá-lo de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.