Chamada de Trabalhos (v. 29, n. 2, 2023) | Desenvolvimento Social: interseccionalidades, decolonialidades e espaços insurgentes

2023-09-19

Os trabalhos aqui reunidos têm a intenção de debater o desenvolvimento social. Do final do século XX ao início do século XXI, o desenvolvimento social tornou-se o tema principal das políticas públicas nacionais, permitindo encontrar uma saída para a maioria dos problemas sociais, como a pobreza, o desemprego, a violência etc. Prevê-se que milhões de pessoas sejam excluídas do acesso aos bens necessários para uma vida econômica e social saudável. A investigação mostra que as instituições institucionalizadas e não institucionalizadas precisam de trabalhar em conjunto para fornecer mecanismos que proporcionem às pessoas condições que garantam a sua reprodução social e material. Ao fazer isso, produz-se narrativas insurgentes (Santos, 2020) e acolhedoras que demarcam as diferenças, as interseccionalidades (raça, classe, gênero, sexualidades, etc.) (Pereira, 2021) que abarcam cosmovisões outras, plurais, múltiplas como formas de compreensão da mudança social. As propostas esperadas descolonizam (Gómez Hernández, Sánchez, 2018) o projeto completo e complexo de que desenvolvimento econômico é pari passu ao desenvolvimento social. Dessa forma, a transformação social só faz sentido se for concebido na coletividade e por sujeitos diversos que mobilizam intervenções, diálogos, ação política, artísticas culturais, enunciando campos materiais e simbólicos para construírem novas formas de sociabilidades e promover um desenvolvimento social: justo, igualitário e inclusivo. Espera-se, nesta proposta, artigos originais, ensaios, revisões, resenhas e entrevistas que tocam as contribuições de diferentes frentes e áreas do conhecimento aos objetos que colocam o(s) desenvolvimento(s) em questão. Interessa a esta chamada pesquisas e esforços diversos pensando sujeitos e discursos, redes, práticas culturais, articulações decoloniais, processos de comunicação e dinâmicas do campo e das cidades.

 Serão bem-vindas reflexões que se debrucem sobre temas como: 

- Desenvolvimento social: debates e temas emergentes;

- Decolonialidade, Descolonialidade e Pós-Colonialidade;

- Trabalho, Educação e Reconfiguração Produtiva;

- Estado, Democracia e Políticas Públicas;

- Identidades, Territórios e Territorialidades;

- Sujeitos sociais, Movimentos sociais e Relações Interseccionais;

- Comunicação e Sociabilidades;

- Estudos Urbanos (paisagem urbana, citadinidade, espacialidades) e Rurais (ruralidades, sociedades rurais, urbanização do campo);

- Cultura e Consumo;

- Insurgência e Estéticas.

Referências

GÓMEZ HERNÁNDEZ, E.; SÁNCHEZ, M. P. Decolonialidad en lo social. Apuntes desde trabajo social. ConCienciaSocial, Córdoba, v. 2, n. 3, p. 140-155, 2018.

PEREIRA, B. C. J. Sobre usos e possibilidades da interseccionalidade. Civitas - Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 21, n. 3, p. 445-454, 2021. 

SANTOS, G. S., PEREIRA, A. M. Utopismo, insurgência e espaço urbano: o “direito à cidade” lefebvriano e as Jornadas de Junho de 2013 no Brasil. Cadernos Metrópoles, São Paulo, v. 21, n. 45, p. 461-479, 2019.