O PAPEL DOS TERNOS DOS CATOPÊS DE BOCAIUVA NA FUNÇÃO ARTICULADORA NA TRADIÇÃO DA CULTURA REGIONAL DO NORTE DE MINAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/259498102025029

Palavras-chave:

Terno de Catopê, Cultura Regional, Norte de Minas, Bocaiuva-MG

Resumo

O Congado é uma rica expressão cultural afro-brasileira, nascida da hibridização das matrizes africana, luso-espanhola e indígena, manifestada em rituais dedicados a santos católicos, como Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Em Minas Gerais, onde a prática é documentada desde 1711, o Congado, por meio de grupos como os Catopês e Moçambiques, desempenha um papel crucial na preservação da identidade e memória coletiva, especialmente no Norte do estado. Inserido nesse contexto, o presente estudo combina análise bibliográfica com pesquisa de campo para observar os rituais e as interações sociais de um dos Ternos de Catopês do município de Bocaiuva. O trabalho aprofunda a compreensão da expressão cultural ao refletir sobre o conceito geográfico de região e as identidades regionais como construções históricas. A metodologia exploratória, que incluiu a participação em festividades locais de São Benedito, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário, permitiu um contato direto com os Ternos. Conclui-se que os Catopês atuam como agentes essenciais na continuidade das práticas religiosas e culturais, fortalecendo a memória coletiva e a identidade de Bocaiuva e do Norte de Minas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Mário de. Danças dramáticas do Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia; Brasília: INL, Fundação Nacional Pró-memória, 1982. Tomo 2.

______. Dicionário musical brasileiro. Belo Horizonte: Itatiaia; Brasília: Ministério da Cultura; São Paulo: Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, 1989. (Coleção Reconquista do Brasil, 162).

______. Os Congos. Boletim da sociedade Felipe de Oliveira, n. 2, p. 36-53, 1935.

______. Pequena história da música. 9. ed. Belo Horizonte: Italiana, 1987.

ARANTES, Antônio Augusto. O que é Cultura Popular. 14 ª Edição. São Paulo. Editora Brasiliense, 1998.

ARAÚJO, Alceu Maynard. A Congada nasceu em Roncesvales. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo, 1959.

______. Cultura popular brasileira. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

______. Folclore nacional: festas, bailados, mitos e lendas. 2. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1967. v. 1.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campinas/ SP: Papirus, 1989.

______. A festa do santo de preto. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.

CALDAS, Waldenyr. O que todo cidadão precisa saber sobre cultura. São Paulo: Global, 1987.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 6. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. 1988.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHAVES, Amélia. Téo Azevedo: Catrumano 70. [s.l.] Editora Aquariana; 1a edição, 2013.

CLAVAL, Paul. A geografia cultural. Tradução de Luíz Fugazzola Pimenta e Margareth de Castro A fecha Pimenta. 3.ed. –Florianópolis: Ed. Da IFSC, 2007.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 1999.

HAESBAERT, Rogério. Identidades territoriais. In: CORRÊA, Roberto Lobato; ROSENDAHL, Zeni. (Org.). Geografia cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: Ed UERJ, 2013. v II. p. 233-244.

HAESBAERT, Rogério. REGIÃO. GEOgraphia, v. 21, n. 45, p. 117-120, 7 jun. 2019

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2022. Disponível em: <https://censo2022.ibge.gov.br/panorama/indicadores.html?localidade=3107307>. Acesso em: 13 out. 2025.

LUCAS, Glaura. Chor’ingoma! os instrumentos sagrados no Congado dos Arturos e do Jatobá. Música hoje: revista de pesquisa musical da UFMG. Belo Horizonte, n. 7. p. 10-38, 2000.

______. Os sons de Rosário: o Congado mineiro dos Arturos e Jatobá. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

LUZ, Marco Aurélio de Oliveira. Agadá: dinâmica da civilização africano-brasileira. 2. ed. Salvador: Ed.UFBA, 2000.

MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória. São Paulo: Perspectiva, 1997.

MARTINS, Saul. Congado, família de sete irmãos. Belo Horizonte: SESC, 1988.

MENDES, Jean Joubert Freitas. Música e religiosidade na caracterização identitária do Terno de Catopês de Nossa Senhora do Rosário do Mestre João Farias em Montes Claros – MG. 2004. 230 f. Dissertação (Mestrado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2006.

QUEIROZ, Luis Ricardo Silva. Performance Musical nos Ternos de Catopês de Montes Claros. 2005. 236 f. Tese (Doutorado em Música) – Programa de Pós-Graduação em Música, Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2005.

RAMOS, Jarbas Siqueira. Catopês: o rosário de Bocaiuva. Bocaiuva, MG, 2011.

SANTOS, Luciano dos. As identidades culturais: proposições conceituais eteóricas. Revista Rascunhos Culturais, Coxim-MS, v.2, n. 4, p. 141-157. Jul./Dez., 2011.

SARUP, Madan. Identity, culture and the postmodern world. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1996.

SOUSA, Rainer. Identidade cultural. 2002. Disponível em:http://scholar.googleusercontent.com/scholar?q=cache:fpirhOpiiDYJ:scholar.google.com/+conceitos+de+identidade+cultural&hl=pt-BR&as_sdt=0,5 Acesso em: 07 de out. de 2025.

TILIO, Rogério Casanovas. Reflexões acerca do conceito de identidade. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 109–119, 2009.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

da Silva Gonçalves, S., & Henrique Palhares, R. (2025). O PAPEL DOS TERNOS DOS CATOPÊS DE BOCAIUVA NA FUNÇÃO ARTICULADORA NA TRADIÇÃO DA CULTURA REGIONAL DO NORTE DE MINAS. Revista Ciranda, 9(02), 118–135. https://doi.org/10.46551/259498102025029

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.