A Escola de Salamanca e a teoria do justo preço

The Salamanca School and the fair price theory

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v30n1p.191-216

Palavras-chave:

Escola de Salamanca, Justo Preço, História, Escolástica, Usura

Resumo

A presente pesquisa buscou mostrar que existiu uma tradição intelectual, a Escola de Salamanca, que, inserida num contexto histórico de grande desenvolvimento comercial mundial, produziu um número significativo de obras voltadas para explicação das atividades comerciais e financeiras. Contemporâneos às políticas econômicas mercantilistas, os autores salmantinos, dentre outras contribuições, se destacaram pelo desenvolvimento de uma teoria sobre o justo preço. Antes que os autores da Economia Política Clássica elaborassem as primeiras discussões acerca de qual seria o justo preço de todas as coisas, nos séculos XVI e XVII os escolásticos ibéricos, membros da Escola de Salamanca, se dedicaram ao estudo e à compreensão da justiça ou ausência dela nas relações de compra e venda entre os indivíduos.

Downloads

Biografia do Autor

Suelem Halim Nardo de Carvalho, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como Professora Adjunta na Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: shncarvalho2@uem.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0578-8664.

Luís Fernando Pessoa Alexandre, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestre pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atua como professor Assistente na Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: lfpalexandre2@uem.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2743-7558.

Referências

BARRIENTOS, José Garcia. Repertorio de moral económica (1526-1670): La Escuela de Salamanca y su proyección. Coleccion de Pensamiento Medieval y Renascentista, n. 124, Pamplona, Eunsa, 2011.

BELDA PLANS, Juan. Hacia una noción crítica de la “Escola da Salamanca”. In: SCRIPTA THEOLOGICA, n. 31, 1999, pp. 367-411.

BERMEJO, Ignacio Jericó. ¿Escuela de Salamanca y Pensamiento hispánico? Ante una propuesta. Universidad Pontificia de Salamanca: Salmanticensis 59, 2012, pp. 83-114.

BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o Mundo Mediterrânico. Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1983.

CALLE, Saravia de La. Instruccion de mercaderes. Coleccion de Joyas Bibliograficas: Madri, 1949.

CHAFUEN, Alejandro. Economía y ética, Raíces cristianas de La economía de libre mercado. Madrid: Ediciones El Buey Mudo, 2009.

CULLETON, Alfredo. O que é a escolástica e a Escola de Salamanca. In: Revista do Instituto Humanitas Unisinos, ano X, n.342, p.5, 2010.

DEYON, Pierre. O mercantilismo. São Paulo, Perspectiva, 1985.

DOBB, Maurice. A evolução do capitalismo. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

DEMPSEY, Bernard W. “Just Price in a Functional Economy.” The American Economic Review 25, no. 3 (1935): pp. 471-86. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/1802531. Acesso em 03 de dezembro de 2022.

FONT DE VILLANUEVA, Cecilia. La racionalidad económica en la Escuela de Salamanca: Francisco de Vitória y Luis de Molina. In: Colección Mediterráneo Económico, V. 9, p. 153-163, 2006.

FUENTES, Jesús Luis Paradinas. El pensamiento económico de la Escuela de Salamanca. Fundación Canaria Orotava de Historia de la Ciencia, 2017.

GÓMEZ CAMACHO, Francisco. Economía y filosofía moral: la formación del pensamiento económico europeo de la Escolástica española. Madrid, Síntesis, 1998.

GRICE-HUTCHINSON, Marjorie. El concepto de la Escuela de Salamanca: sus orígenes y su desarrollo. In: Revista de Historia Económica, ano VII, n. 2 Suplemento, pp. 21-26, 1989.

MERCADO, Tomas de. Suma de Tratos y Contratos. Ed. Nacional, Madri, 1975.

MOLINA, Luis De. La teoria del justo precio. Ed. Nacioal, Madrid, 1981.

NASCIMENTO, Marlo. O desenvolvimento da teoria do preço justo: Martín de Azpilcueta entre a originalidade e a tradição. Tese (doutorado em filosofia). Unisinos: São Leopoldo, 2019, pp.20-52.

PENA GONZALEZ, Miguel Anxo. Aproximación histórica al concepto "Escuela de Salamanca". In: Escritores capuchinos de la Provincia de Castilla: 1889-2010, Salmanticensis. v. 52, fasc. 1, pp. 69-119, 2005.

ROOVER, Raymond de. Scholastic Economics: Survival and Lasting Influence from the Sixteenth Century to Adam Smith. In: Quarterly Journal of Economics, v. 69, n. 2, pp. 161-190, 1955. disponível em: https://www.sfu.ca/~poitras/qje_de-roov_schol-econ_55.pdf. Acesso em 04 de setembro de 2022.

ROTHBARD, Murray. N. Historia del pensamiento económico: El pensamiento económico hasta Adam Smith. Vol. I. Madrid: Unión Editorial: 2012.

ROTHBARD, Murray. Historia del pensamiento económico: La economía clásica. Vol. II. Madrid: Unión Editorial: 2012.

REEDER, J. El pensamiento económico de los escolásticos. In: PERDICES DE BLAS, Luis (Ed.). Historia del pensamiento económico. Madrid: Editorial Síntesis, p. 21-41, 2003.

SCHUMPETER, Joseph A. História da análise econômica. V. I. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.

VILAR, Pierre. O desenvolvimento econômico e analise histórica. Lisboa, Editorial Presença, 1982.

VILAR, Pierre. Do feudalismo ao capitalismo: uma discussão histórica. São Paulo: Contexto, 1988.

Downloads

Publicado

2025-04-09

Como Citar

Carvalho, S. H. N. de, & Alexandre, L. F. P. (2025). A Escola de Salamanca e a teoria do justo preço: The Salamanca School and the fair price theory. Caminhos Da História, 30(1), 191–216. https://doi.org/10.46551/issn.2317-0875v30n1p.191-216