As MÚLTIPLAS VARIAÇÕES DO ONÍRICO NA OBRA DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Marli Cardoso dos Santos Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Resumo

O intuito principal deste trabalho não é apenas fazer um percurso pela ampla obra do escritor Machado de Assis. Nosso objetivo é buscar entender uma espécie de ensaio de um projeto literário e de aperfeiçoamento na utilização do onírico em narrativas distintas. Os momentos que se referem ao encontro da realidade ficcional com os espaços do inconsciente, quando mesclados, transformam a narrativa em um jogo de vozes, espaços e tempos diversos. Procuraremos resgatar, por meio de várias leituras, a indefinição dos limites entre sonho e realidade ficcional instaurada pelo autor. Analisaremos também, a importância do escritor no século XIX e as inúmeras situações que deixam o leitor em estado de hesitação dentro da ficção machadiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Graduação em Letras. 2008. Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Teoria Literária: 2010. Universidade Federal de Uberlândia. Título da dissertação: O sonho em Machado de Assis: análise dos espaços fantásticos. Doutorado em Estudos Literários: 2015. Universidade Estadual Paulista. Unesp. Araraquara.
Título da tese: Balzac e os Mitos da Modernidade: Fausto e Don Juan em “La peau de chagrin” et “L’elixir de longuevie”. 2015-2016. Professora Contratada de Língua Francesa. Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

Artigos