OS PRIMEIROS CANTOS DE GONÇALVES DIAS NOS DOIS LADOS DO ATLÂNTICO

Autores

  • Ana Cristina Comandulli Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Resumo

Em 1857, ao reimprimir o seu livro de poesia Primeiros cantos, Gonçalves Dias acrescentou, como prefácio, um artigo crítico de Alexandre Herculano sobre seu trabalho. O texto do escritor português fora publicado na Revista Universal Lisbonense, em 1847, com uma arguta reflexão sobre a forma da construção poética de Gonçalves Dias, além de um estudo minucioso sobre o estado da poesia no Brasil e em Portugal na primeira metade do século XIX, pesando sempre as vicissitudes dos processos históricos e políticos dos dois países. Este trabalho tem como objetivo estudar as reflexões de Alexandre Herculano sobre as razões do crescimento quantitativo e qualitativo da poesia, aumento do consumo de livros, como também do desenvolvimento das publicações periódicas da nação infante e da suposta decadência literária de sua mãe pátria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina Comandulli, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO

Doutora em Estudos de Literatura (Literatura comparada) pela Universidade Federal Fluminense - UFF - com ênfase no escritor António Feliciano de Castilho e sua presença nas letras oitocentistas portuguesas:
sociabilidade e difusão da escrita feminina. Mestre em Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. é Bacharel em Letras - Português/Literatura da Língua Vernácula pela Faculdade de Letras da UFRJ. Atuou como professor de literatura portuguesa no Curso de Letras do Centro Universitário Barra Mansa. É pesquisadora do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras do Real Gabinete Português de Leitura, onde desenvolve pesquisa sobre Maria Peregrina de Sousa e António Feliciano de Castilho. Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Os interesses em pesquisa são literatura portuguesa oitocentista, mercado literário, sociedades literárias no oitocentos, escrita feminina, rede de escritoras femininas. Participa atualmente do Projeto Senhoras do Almanaque do Grupo de Investigação do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas Europeias CLEPUL – Universidade de Lisboa e o Real Gabinete Português de Leitura. É investigadora do Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa – Portugal.

Downloads

Publicado

2020-02-06

Edição

Seção

Artigos