MEMÓRIAS DE INFÂNCIA: O LUGAR DA MENINA/MULHER EM A FADA MENINA, DE LÚCIA MIGUEL PEREIRA

Autores

  • Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Resumo

Tendo em vista a discussão levantada por Lúcia Miguel Pereira nosromances escritos para adultos sobre a condição social da mulher e o lugar porela alcançado ao longo das décadas de 1930, 1940 e 1950, esta leitura propõeuma breve exegese do livro A fada menina, da mesma autora. Nele, a escritoramaterializa seu ponto de vista acerca da literatura para crianças, evidente emseus artigos de jornais e de revistas, ao mesmo tempo em que empreende,através de memórias, o lugar da educação e das brincadeiras infantis para acriação da menina/mulher. Segundo o crítico Antonio Candido (2005), LúciaMiguel sempre se preocupou com o papel ocupado pelo gênero feminino noâmbito social. A questão se torna evidente quando percebemos o modo como aescritora concebia a representação da menina/mulher em sua narrativa infantil,aspecto que será demonstrado nessa abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Doutora em Literatura pela UNB. Doutora em Literatura Espanhola e hispanoamericana pela USP. Mestre em Literatura Brasileira pela UFMG. Docente do Departamento de Comunicação e Letras e do Mestrado em Letras/Estudos Literários da UNIMONTES. Pesquisadora das relações de gênero, identidade, alteridade na
ficção da literatura brasileira, espanhola e hispanoamericana. Atualmente, pesquisa a crítica e a literatura infantil produzida por Lúcia Miguel Pereira. Autora dos livros O legado ficcional de Lúcia Miguel pereira- escritos da tradição, e “Por trás do véu e da espada”- o disfarce subjacente à representação das personagens cervantinas, publicados pela Editora Mulheres e Crítica, poética e relações de gênero: uma releitura de Memórias de um sargento de milícias, publicado pela Editora Annablume. Organizadora dos livros:Nas Margens do fato- escritos sobre as Novelas, de Cervantes,Diálogos literários- a literatura do Século de ouro espanhol e as literaturas brasileira, francesa e inglesa e Relendo Dom Quixote- ensaios breves, os três ultimos publicados pela Editora Unimontes.

Referências

CANDIDO, Antonio. Lúcia. In: O albatroz e o chinês. Rio de Janeiro: Ouro

sobre azul, 2004. p. 127-132.

GOUVEIA, Maria Cristina. A construção do “infantil” na literatura brasileira. Revista Teias. V.1, n.2. julho-dezembro, 2000. p. 1-13.

HARDING, Sandra. A instabilidade das categorias analíticas na teoria

feminista. Revista Estudos Feministas. n.1. Ano 6, 1993. p. 7-31.

NADER, Maria Beatriz. Mulher: do destino biológico ao destino social. 2 ed.Ver. Vitória: EDUFES, 2001.

PEREIRA, Lúcia Miguel. A Fada menina. Porto Alegre: Edição da livraria do

Globo, 1939.

PEREIRA, Lúcia Miguel. A leitora e seus personagens: seleta de textos

publicados em periódicos (1931- 1943), e em livros. Prefácio, Bernardo de Mendonça; pesquisa bibliográfica, seleção e notas, Luciana Viégas- Rio de Janeiro: Grafia Editorial, 1992.

PEREIRA, Lúcia Miguel. Lúcia Miguel Pereira- escritos da maturidade. Seleta de textos publicados em periódicos (1944- 1959), e em livros. Pesquisa bibliográfica, seleção e notas, Luciana Viégas- Rio de Janeiro: Grafia Editorial, 1994.

WANDERLEY, Márcia Cavendish. Lúcia Miguel Pereira: do conservadorismo ao liberalismo. In: RAMALHO, Christina (Org.) Literatura e feminismo. Propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo Editora, 1999. p.73-84.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Edição

Seção

Artigos