A LITERATURA DE AUTORIA FEMININA E OS ANOS 30 NO BRASIL

Autores

  • Constância Lima Duarte Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

década de 30, autoria feminina, historiografia literária

Resumo

A pretexto de falar das mulheres brasileiras que publicaram na década de 30, o texto resgata um momento específico de nossa literatura e questiona a ausência das escritoras na historiografia nacional. Se se considera a importância histórica desta década na vida das mulheres, torna-se compreensível tanto a dimensão introspectiva como o engajamento presentes na ficção que produziram. Se não fizeram uma “revolução literária”, com certeza praticaram a “literatura revolucionária”, citando João Luiz Lafetá. Também por isso a escrita feminina foi, desde que surgiu, questionada, criticada, e privada das qualidades atribuídas à escrita dos homens, por sua vez considerada a literatura tout court.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Constância Lima Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora aposentada pela UFRN; desde 1998 é professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, com atuação no Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários. Tem experiência na área de Literatura Brasileira, com ênfase nos seguintes temas: literatura de autoria feminina, crítica literária feminista, literatura do Rio Grande do Norte e Literatura de Minas Gerais. Dentre suas publicações, destacam-se Nísia Floresta: vida e obra; Mulheres em Letras – antologia; A escritura no feminino; Mulheres de Minas: lutas e conquistas, Dicionário de Escritoras Portuguesas, Dicionário de escritores mineiros; Escritoras do Rio Grande do Norte - antologia; entre outros. Atua como pesquisadora junto ao NEIA/ Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade, e ao Centro de Estudos Literários e Culturais, da UFMG. Coordena o Grupo de Pesquisa Letras de Minas, cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Referências

ALMEIDA, Edwirgens A. Ribeiro Lopes de. O legado ficcional de Lúcia Miguel Pereira. Escritos da tradição. Florianópolis: Editora Mulheres, 2011.

BITTENCOURT, Adalzira. Sua Excia. A Presidente da República no ano 2500. In Visões do passado, previsões do futuro. Duas modernistas esquecidas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro; Editora UFG, 1996.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 33 ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

CAMPOS, Augusto de. Pagu vida-obra. São Paulo: Brasiliense, 1982.

GALVÃO, Patrícia (Pagu). O Homem do Povo, n. 8, p.2, 13 abr. 1931.

GALVÃO, Patrícia (Mara Lobo). Parque industrial. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006.

GOTLIB, Nádia Battella. “A literatura feita por mulheres no Brasil”. In Refazendo nós. Org. Izabel Brandão & Zahidé L. Muzart. Florianópolis: Editora Mulheres, EDUNISC, 2003.

LAFETÁ, João Luiz. “Estética e ideologia: o modernismo em 1930”. Argumento. Revista Mensal de Cultura. Ano 1, número 2, novembro de 1973.

MORAES, Eneida de. Aruanda – Banho de cheiro. Belém: SECULT; FCPTUN, 1989.

QUEIROZ, Dinah Silveira de. Floradas na serra. 26 ed. Rio de Janeiro: Record, 1989.

RAMOS, Graciliano. Linhas tortas. São Paulo: Record, 1980.

Site: www.escritorasbaianas.ufba.br Acessado em 30 / 09/ 2014.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Edição

Seção

Artigos