ARIADNE E O INSÓLITO LABIRINTO DA CIDADE FICTIVA

Autores

  • Paula Vera-Bustamante Universidade de São Paulo - USP

Resumo

Um dos paradigmas da Cidade Fictiva – entendida como a cidade que nasce da criação literária – é Cnossos com seu labirinto, que transpõeo limite entre o ficcional e o real ao sair dos relatos épicos de Homero para ser redescoberta pela História no final do século XIX, quando o mito adquire uma dimensão histórica e a História, por sua vez, ganha uma dimensão poética. Juntamente com o labirinto,vemos surgir Ariadne como manifestação de Asynithisto, a “nobreza incomum” aristotélica que buscaa salvação dos homens, para, finalmente, analisarmos o aspecto insólito do labirinto na novela La Ciudad Está Triste, escrita pelo chileno Ramón Díaz Eterovic nos últimos anos da ditadura de Pinochet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Vera-Bustamante, Universidade de São Paulo - USP

licenciada em Lengua y Literatura Hispánicas pela Universidad de Chile (UCHILE) e Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São  Paulo (USP). A autora pesquisa
o que define como “A cidade fictiva”, a cidade surgida da criação estética literária. Tradutora, roteirista e escritora de contos infanto-juvenis em língua castelhana, como La Noche de Mi Cumpleaños e Cuando Llega Navidad.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos