BORGES E DRUMMOND – ANOS 1920 E 1930

Autores

  • Roberto Alexandre do Carmo Said Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Resumo

Este texto visa ao estudo comparado das produções críticas eliterárias de Jorges Luis Borges e Carlos Drummond de Andrade elaboradasnos decênios de 1920 e 1930, período em que os dois escritores cruzavamanônimos as ruas de suas respectivas cidades como aspirantes a uma carreiraliterária. Interessa-me estudar os devires da obra ainda por vir, isto é, a históriade suas experiências de escrita em seu vir-a-ser moderno. E, com os doisescritores, estamos diante de uma modernidade paradoxal em que o novo e ovelho, a tradição e o experimentalismo, a memória e o futuro encontramparticulares e fecundas formas de articulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Alexandre do Carmo Said , Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor de Teoria da Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em História (UFMG,1996); Mestrado em Teoria da Literatura (UFMG, 2002) e Doutorado em Literatura Comparada (UFMG, 2006). Realizou estágio de Doutorado na Universidade de Buenos Aires (UBA, 2004). Concluiu pesquisa de Pós-Doutorado (UFMG, CNPQ, 2008) . Experiência na área de Letras, História e Cultura brasileira, com
ênfase em Teoria da Literatura, Literatura brasileira, História e memória cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura comparada, poesia contemporânea, literatura e filosofia, literatura e cinema, arquivos e acervos literários, estudos biográficos. Atuou como Editor da Editora UFMG, entre os anos de 2010 e 2016, na condição de Vice-Diretor.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos