“ENTOANDO A MARSELHESA DO MATRIMÔNIO”: A REPRESENTAÇÃO FEMININA NO CONTO “CAPÍTULO DOS CHAPÉUS”, DE MACHADO DE ASSIS

Autores

  • Greicy Pinto Bellin Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a representação da figura feminina no conto “Capítulo dos chapéus”, de Machado de Assis, relacionando-a ao contexto cultural da época, caracterizado pelo expressivo afrancesamento arquitetônico e literário do Rio de Janeiro às vésperas da Abolição da escravatura e Proclamação da República, tendo em vista o ano de publicação do conto no periódico A Estação. O veículo de publicação da narrativa será também considerado nesta análise, no sentido de evidenciar o entrelaçamento entre a representação da figura feminina e as demandas colocadas pelo público leitor do periódico, no qual Machado de Assis colaborava de maneira assídua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greicy Pinto Bellin, Centro Universitário Campos de Andrade – Uniandrade

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Federal do Paraná (2006). Atuou como professora de língua inglesa no Centro de Línguas da UFPR, como professora temporária de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ministrando aulas para o ensino médio e superior, e como professora do magistério público municipal na Prefeitura de Curitiba, tendo ministrado aulas para as séries finais do ensino fundamental. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira, portuguesa e norte americana do século XIX, com especial foco nas obras de Machado de Assis, Edgar Allan Poe e Camilo Castelo Branco, além dos estudos feministas e de gênero, temas aos quais toda a sua produção acadêmica se encontra vinculada. É mestre (2010) e doutora em Estudos Literários pela UFPR (2015), com pesquisa sobre as relações de confluência entre Machado,
Poe e Baudelaire. Esteve recentemente vinculada ao Programa Nacional de Apoio à Tradução, financiado pela Fundação Biblioteca Nacional, tendo publicado, pela editora norte-americana New London Librarium, a coletânea Miss Dollar: early stories by Machado de Assis em junho de 2016, com prefácio de Ana Cláudia Suriani da Silva, especialista renomada em estudos machadianos. Concluiu seu estágio pós-doutoral em Letras na UFPR em dezembro de 2016, com uma pesquisa sobre o uso da paródia nas obras de Machado de Assis e Camilo Castelo Branco. É professora titular do Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE e do curso de graduação em Letras na mesma instituição. É pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas, onde desenvolve uma pesquisa a respeito da presença literária norte-americana na obra de Machado de Assis, um dos temas do livro que está escrevendo e que será publicado no ano de 2018, juntamente com a tradução das crônicas de Machado para o inglês, em projeto recentemente financiado pela Fundação Biblioteca Nacional.

Referências

ASSIS, Machado de. Obra completa. vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008.

ASSIS, Machado de. Bons Dias! Organização e notas de John Gledson. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.

BAUDELAIRE, Charles. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006.

BELLIN, Greicy Pinto; SCHMIDT, Ana Lessa; CHENEY, Glenn. Miss Dollar: Storiesby Machado de Assis. Hanover: New London Librarium, 2016.

CRESTANI, Jaison. “O perfil editorial da revista A Estação: jornal ilustrado para a família”. Revista Anpoll: v. 1, n. 25, p. 324-356, 2008. Disponível em: https://revistadaanpoll.emnuvens.com.br/revista/article/view/67

GLEDSON, John. Por um novo Machado de Assis – ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SCHWARZ, Roberto. “As ideias fora do lugar”. In: SCHWARZ, Roberto. Que horas são? – ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 29-48.

ROCHA, João Cezar de Castro. Machado de Assis: por uma poética da emulação. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

RONCARI, Luiz. “O aprendizado do escritor e o esclarecimento de Mariana”. Revista Brasileira de História. V. 25, n. 50, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882005000200010

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos