INTERSEMIOSE NA POESIA DE DORA FERREIRA DA SILVA

Autores

  • Enivalda Nunes Freitas e Souza Universidade Federal de Uberlândia – UFU
  • Maria Goretti Ribeiro Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Resumo

Realizamos, neste trabalho, uma leitura intersemiótica de O leque,obrada poeta brasileira Dora Ferreira da Silva, evidenciando o diálogo intertextualentre o referido poema, a dança e as telas Celina con abanico III, de FabianPerez, Il ventaglio rosso, de Federico Zandomeneghi e Dos mujeres en el teatro,de Mary Cassatt. Tecemos considerações sobre a estrutura poemática, seusefeitos rítmicos, sonoros, sinestésicos e plásticos; os aspectos imagéticoconteudísticose a focalização do sujeito poético. É por meio desses elementosque se estabelece a relação ecfrástica entre a palavra, o movimento e a imagem,demonstrando a transcriação descritiva do objeto poético através da qual sãoconstruídas as imagens da dança e da pintura neste texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enivalda Nunes Freitas e Souza , Universidade Federal de Uberlândia – UFU

Professora Titular da Universidade Federal de Uberlândia, onde atua na Graduação em Letras e no Programa de PósGraduação em Estudos Literários – Cursos de Mestrado e Doutorado em EstudosLiterários. É autora de Flores de Perséfone: a poesia de Dora Ferreira da Silva e o sagrado (Goiânia: Cânone Editorial/FAPEMIG, 2013). Organizou o livro Poesia com deuses: estudos de Hídrias, de Dora Ferreira da Silva (Rio de Janeiro:
7Letras/FAPEMIG, 2016), co-organizou as obras Roteiro poético de Hilda Hilst (Uberlândia: EDUFU, 2009),Sonho de um repentista – versos do poeta logogrífico Canelinha (Uberlândia: EDUFU, 2009) e Reflexos e sombras: arquétipos e mitos na literatura (Goiânia: Cânone Editorial/FAPEMIG, 2011). É coordenadora do GT da ANPOLL "Imaginário, representações literárias e deslocamentos culturais".

Maria Goretti Ribeiro, Universidade Estadual da Paraíba – UEPB

Professora da Universidade Estadual da Paraíba. Atua no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade – Cursos de Mestrado e Doutorado. É autora de O mito do ciborgue e outras representações do imaginário (João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2004) e de A via crucis da alma: leitura mitopsicológica da trajetória da heroína de As parceiras, de Lya Luft (João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2006). Co-organizou a obra Mulheres de Helena – trilhamentos do feminino na obra de Parente Cunha
(João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2004.

Downloads

Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

Artigos