OLHINHOS DE GATO

O “INVENTÁRIO LÍRICO” DA POESIA DE CECÍLIA MEIRELES

Autores

  • Mona Lisa Campanha Duarte Colares monalisacdcolares@gmail.com
    Unimontes
  • Ilca Vieira de Oliveira ilca.oliveira@unimontes.br

DOI:

10.46551/issn2179-6793RA2024v26n1_a09

Palavras-chave:

Cecília Meireles, Olhinhos de Gato, “inventário lírico”, fenomenologia, infância.

Resumo

O artigo propõe pensar a relação entre a infância e a construção de um “inventário lírico” em Olhinhos de Gato, de Cecília Meireles, observando, como um conjunto de objetos, coisas e pessoas são constantemente ressignificados nos seus poemas.  Especificamente, aborda-se a constância de vocábulos tanto nos seus poemas quanto na obra analisada; a apreensão do mundo exterior e dos seus objetos e como estes objetos impulsionam a memória afetiva e reflexiva da poeta; a busca por uma poesia que contemple a essência da percepção e da consciência em uma perspectiva fenomenológica.

Downloads

Referências

BENJAMIM, Walter. Rua de mão única. Obras Escolhidas. Volume II; tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. 5. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1995.

DARCY, Damasceno. A morte, casulo da vida. DARCY, Damasceno. De Gregório à Cecília. Organização de Antonio Carlos Secchin e Iracilda Damasceno. Rio de janeiro: Edições Galo Branco, 2007.

DARCY, Damasceno. Cecília Meireles: o mundo contemplado. Rio de Janeiro: editoria Orfeu, 1967.

GOUVÊA, Leila Vilas Boas. Pensamento e “lirismo puro” na poesia de Cecília Meireles. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

MEIRELES, Cecília. Poesia completa. Volume I e II. São Paulo: Global, 2017;

MEIRELES, Cecília. Olhinhos de gato. 4. ed. São Paulo: Global, 2015.

MEIRELES, Cecília. A última entrevista de Cecília Meireles. [entrevista concedida a] Pedro Bloch. Revista Manchete, edição nº 630, em 16 de maio de 1964. [Reedição de] Carlos Wiliam Leite. Revista Bula. https://www.revistabula.com/496-a-ultima-entrevista-de-cecilia-meireles/ último acesso: 03 de agosto de 2023.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. [tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura] 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999;

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. [tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel, 1983.

ZAGUARY, Eliane. Cecília Meireles: notícia biográfica, estudo crítico, antologia, discografia, partituras. Petrópolis: Vozes, 1973.

Downloads

Publicado

2025-03-20

Métricas


Visualizações do artigo: 46