DEUS, O HOMEM E A MONTANHA EM LÚCIO CARDOSO:

CONFISSÕES DE UM ESCRITOR PERSONAGEM DE SI MESMO

Autores

  • Romildo Biar Monteiro Universidade Federal do Ceará/PPGLetras
  • Mary Nascimento da Silva Leitão Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (ESPELP/UECE)

DOI:

https://doi.org/10.46551/issn2179-6793RA2022v24n1_a04

Palavras-chave:

Escrita de si; diário; Lúcio Cardoso.

Resumo

Abordar questões acerca do gênero memorialístico, atentando para seus matizes autobiográficos, implica ingressar numa seara de expressiva inventividade literária e, ao mesmo tempo, admitir uma instigante empreitada no plano da manifestação da escrita de si, em um movimento de sondagem que procura compreender, até um determinado ponto, o processo de autoconstrução do sujeito escrevente. Destarte, o artigo ora apresentado lança um olhar em direção aos escritos íntimos do romancista Lúcio Cardoso (1912-1968), nos quais divisamos as veredas percorridas pelo romancista, que arvora um profundo diálogo entre três temas centrípetos nos Diários (2012): Deus, o homem e Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romildo Biar Monteiro, Universidade Federal do Ceará/PPGLetras

Romildo Biar Monteiro é doutorando em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisa as representações do Mal na ficção de Lúcio Cardoso. É pesquisador do Grupo de Estudos Vertentes do Mal na Literatura. Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP. 

Mary Nascimento da Silva Leitão, Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (ESPELP/UECE)

Mary Nascimento da Silva Leitão é doutora em Letras pela Universidade Federal do Ceará. É professora do Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa (ESPELP/ UECE) e integrante dos grupos de pesquisa: Residualidade Literária e Cultural (GERLIC/ UFC) e Literatas Latino-Americanas (LILA/ IFCE). Participa do Grupo Ceará em Letras, que publica anualmente artigos acerca de obras de autores cearenses.

Referências

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembrança de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRANDÃO, Ruth Silviano. A vida escrita. Rio de Janeiro: 7Letras, 2006.

CARDOSO, Lúcio. Diários. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

EAGLETON, Terry. A morte de Deus na cultura. Tradução de Clóvis Marques. 2ª ed. Rio Janeiro: Record, 2018.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Tradução de António Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. 5. ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.

KIERKEGAARD, Sören Aabye. O desespero humano (doença até a morte). Tradução de Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Tradução de Jovita Maria Gerheim. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 12ª ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

RICŒUR, Paul. O mal: um desafio à filosofia e à teologia. Tradução de Maria da Piedade Eça de Almeida. Campinas: Papirus, 1988.

ROCHA, Clara. Máscaras de Narciso: estudos sobre a literatura autobiográfica em Portugal. Coimbra: Almedina, 1992.

Downloads

Publicado

2023-02-08