ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FICÇÃO LITERÁRIA DE JOSÉ VERÍSSIMO (1857-1916)

Autores

  • Nataly Jollant Sorbonne Université

Palavras-chave:

Amazônia; Literatura regionalista; Relatos de viagem.

Resumo

Na segunda metade do século XIX, o escritor e crítico literário José Veríssimo (1857-1916) iniciou a publicação de obras sobre a Amazônia: estudos de economia e tradições locais, ensaios sobre a vida cultural e social, além de literatura de ficção. Os livros Primeiras páginas (1878) e Cenas da vida amazônica (1886) formam e fundam o corpus de sua obra ficcional. A acuidade com a qual as paisagens e as sociedades são descritas por José Veríssimo evidencia a sua vontade de erigir uma imagem “fiel”, menos exótica ou mítica, da região e dos seus habitantes. A fidelidade pretendida pelo autor encontra sua origem, entre outras coisas, na leitura de relatos de viagem que muito contribuíram para construção dos imaginários endógenos e exógenos em torno da Amazônia. Através de uma leitura da obra de José Veríssimo, este breve ensaio tem o objetivo de analisar em que medida os relatos de viagem contribuíram para a gênese de uma literatura regionalista no século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nataly Jollant, Sorbonne Université

é doutora em Estudos lusófonos pela Universidade Sorbonne Nouvelle. Possui licenciatura em português e comunicação e mestrado em estudos lusófonos obtidos na mesma Universidade. É membro associada do Centre de recherche sur la littérature des voyages (CRLV), da Association pour la
Recherche sur le Brésil en Europe (ARBRE) e da Société des études romantiques et dix-neuvièmiste (SERD). Atualmente realiza uma pesquisa de pós-doutorado no Centre de recherches interdisciplinaires sur les mondes ibériques (CRIMIC) da Sorbonne Université.

Referências

Referências bibliográficas:

AGASSIZ, Louis e AGASSIZ, Elizabeth. Viagem ao Brasil (1865-1866). Trad. Edgar Süssekind de Mendonça, Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000.

ASSIS, -. Acesso em: 15 de abril de 2021.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: formação social e cultural. Manaus: Valer Editora, 1999.

BERTRAND, Romain. Le détail du monde: l’art perdu de la description de la nature, Paris: Éditions du Seuil, 2019.

JOLLANT, Nataly, Du récit de voyage à la presse spécialisée: la vulgarisation de l’Amazonie en France au XIX e siècle. Dialogues France-Brésil: circulations, représentations, imaginaires, (Org .) Eden Viana Martin, Nejma Kermele, et al.,

Pau: Presses de l’Université de Pau et des pays de l’Adour, 2018, p. 213-223.

JOLLANT, Nataly. Amazônia: mito, história e ficção literária. Brasil/Brazil: Revista de literatura brasileira, vol. 34 / 64, 2021, p. 1-14.

MOUTINHO, Irene e ELEUTÉRIO, Sílvia. Correspondência de Machado de Assis: tomo 3 - 1890-1900, Rio de Janeiro: ABL, 2011, (coleção Afrânio Peixoto, v. 98).

ROCCA, Sophie-Anne. Exotisme littéraire et mythe amazonien. Amazonie, sein de la terre: Revista do Centre de recherche sur l’Imaginaire, Grenoble, n° 27, 2004, p. 77-85.

TÁVORA, Franklin. Escritores del Norte del Brasil. José Veríssimo. Nueva revista de Buenos Aires, tomo VII, 1883, p. 17-28.

VERÍSSIMO, José. O Positivismo no Brasil. Revista Brasileira, tomo IV, 1895.

VERÍSSIMO, José. A Amazônia (aspectos econômicos). Rio de Janeiro, Tipografia do Jornal do Brasil, 1892.

VERÍSSIMO, José. Cenas da vida amazônica com um estudo sobre as populações indígenas e mestiças da Amazônia. Lisboa: Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 1886.63

VERÍSSIMO, José. Primeiras páginas. Viagens no sertão, quadros paraenses, estudos. Belém: Typographia Guttemberg, 1878.

VERNE, Jules. La Jangada, Huit cents lieues sur l’Amazone. Paris: J. Hetzel, 1881. 2 vol.

WEINSTEIN, Barbara. A borracha na Amazônia: expansão e decadência 1850-1920, São Paulo: Hucitec, 1993.

Downloads

Publicado

2022-12-01