What happened to the West? O espaço político em Meridiano de sangue, de Cormac McCarthy

Autores

  • Mikael de Souza Frota Universidade Federal do Amazonas
  • Lajosy Silva Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Espaço, Fronteira, Violência, Wilderness, McCarthy

Resumo

O aspecto central deste estudo é a construção e a domesticação espacial, sob um viés político, analisada através da temática da violência das personagens na região de fronteira entre os Estados Unidos e México no romance Meridiano de sangue ou O rubor crepuscular no Oeste, de Cormac McCarthy. Por meio de discussões teóricas será possível questionar a forma pacífica como os colonizadores avançaram em direção ao Oeste, segundo a historiografia oficial dos Estados Unidos. Da mesma forma, a teoria do espaço e da violência como ferramenta política ajudará a compreender os detalhes da violência utilizada pelo grupo de mercenários contratados para dizimar índios e mestiços durante o processo de “domesticação” e de expansão territorial praticada no romance de McCarthy em meados do século XIX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikael de Souza Frota, Universidade Federal do Amazonas

é Mestre em Letras – Estudos Literários pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem experiência na área de Letras – Literatura, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas. Atua
principalmente nos seguintes temas: conto, romance e teatro em língua inglesa, distopias literárias, ecocrítica, estudos sobre a memória e teoria narratológica. Membro do grupo de pesquisas Literatura, Educação e Dramaturgias  Contemporâneas (LEDrac - CNPq / UNB).

Lajosy Silva, Universidade Federal do Amazonas

possui graduação em Letras Habilitação Em Português e Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997) e mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Língua Inglesa pela USP - Universidade de São Paulo (2007). Pós-doutorado pela UnB e Universidade de Aveiro-Portugal. Romancista e dramaturgo, publicou os romances O Sexo do Pêssego (2006), Lêda e o Cisne (2007) e Confissão (2008), Campos Tristes (2010, coletânea de contos), O Fim de Nós (2012), Orgulho (2013), Campina (2014), Éden (2018) e Amor na Clave de Sol (2020). Publicou a coletânea de ensaios Leituras de Jane Austen no Século XXI (2014) e Olhares (2015). É responsável pela comissão editorial da Revista Folhas - Volume I (2013) e Revista Folhas - Volume 2 (2014), além de organizar as coletâneas de artigos Folhas - Volume 1 (2016), Folhas - Volume 2 (2017) e Folhas -Volume 3 (2018). Organizou a coletânea de contos Folhas Verdes (2010), Folhas Eróticas (2011), Folhas Fantásticas (2012), Folhas Livres, Amores (2013) e Folhas Verdes Volume II (2019), com alunos da Universidade Federal do Amazonas, além de publicar artigos em revistas eletrônicas publicadas em importantes universidades do país. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Teatro, Literatura Comparada e Interfaces .

Referências

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e espaço simbólico. In: _______. Razões práticas. Sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996. p. 13-34.

BOURDIEU, Pierre. Espaço social e poder simbólico. In: _______. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 149-168.

ELLIS, Jay. Spatial Constraint and Character Flight in McCarthy. In: ______. No Place for Home: Spatial Constraint and Character Flight in the Novels of Cormac McCarthy. New York: Routledge, 2009. p. 1-37.

FROTA Adolfo José de Souza. O Espaço da Melancolia na Trilogia da Fronteira, de Cormac McCarthy. Tese (Doutorado em Estudos Literários). Goiânia: UFG, 2013. p. 17-40.

MCCARTHY, Cormac. Meridiano de Sangue ou O Rubor Crepuscular no Oeste. Tradução Cássio de Arantes Leite. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2009.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NASH, Roderick Frazier. Wilderness and the American Mind. New Have: Yale University Press, 2014.

SANTOS, Thiago Oliveira. The Style of Our Age: estudo sobre três romances americanos contemporâneos. Tese (Doutorado em Estudos Literários). Goiânia: UFG, 2017. p. 74-129.

SELLERS, Charles; MAY, Henry; MCMILLEN. Uma reavaliação da História do Estados Unidos: de colônia a potência imperial. Tradução: Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. p. 142-175.

SOJA, E. Uma interpretação materialista da espacialidade. In: BECKER, B.; HAESBAERT, R.; SILVEIRA, C. Abordagens políticas da espacialidade. Rio de Janeiro: UERJ, 1983.

WILLIAMS, Raymond. Keywords. A Vocabulary of Culture and Society. Nova York: Oxford University Press, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-01