RIOBALDO E DIADORIM: DA IDEIA DE FORMA DE VIDA ENQUANTO EXPERIÊNCIA DE DESCONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES

Autores

  • Alex Fabiano Correia Jardim Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Guimarães Rosa, individuação, formas de vida, afeto, corpo.

Resumo

A ideia deste texto é apresentar, partindo do conceito de individuação e formas de vida em GillesDeleuze, dois personagens que atravessam o Grande Sertão: veredas: Riobaldo e Diadorim. Esses personagens,em Rosa, tipificam os conceitos acima mencionados na filosofia deleuzeana. Os dois personagens nosapresentam, no romance, práticas que fogem de uma tradição que estabelece um ethos para a vida de umbando no sertão. Os signos de amor entre Riobaldo e Diadorim intensificam uma individuação que não sesegmenta em homem e mulher, mas entre corpos livres da forma ou de qualquer “órgão” individualizante. Essaindividuação por afetos não é submetida ao binarismo homem/mulher, mas a práticas de vida que inventamuma nova maneira de viver. Segundo Deleuze, são esses agenciamentos que fazem e constituem ashecceidades, ou seja, uma prática que se estabelece a partir de um poder de afetar e ser afetado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Fabiano Correia Jardim, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994), Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia, Mestrado em Educação (Fundamentos Filosóficos da Educação) pela
Universidade Federal de São Carlos (2001) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2007), com estágio no exterior pela Université de Paris I - Panthéon Sorbonne. Atualm ente é professor efetivo da Universidade Estadual de M ontes Claros. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de M ontes Claros, M G. Tem experiência na área de
Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Contem porânea, em especial, no pensamento de M ichel Foucault, Edm und Husserl e Gilles Deleuze. Professor perm anente do Program a de Mestrado em Letras/Estudos literários pela Universidade Estadual de M ontes Claros discutindo a ressonância entre Literatura e Filosofia.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs; capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: 34, 1997. v. 4.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs; capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Ana Lucia de Oliveira e Lucia Claudia Leão. São Paulo: 34, 1995. v. 3.

ROSA, Guimarães. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

Downloads

Publicado

2020-02-17