INTENCIONALIDADES NA ESCOLHA PELO BACHARELADO COMO CAMPO DE ATUAÇÃO PROFISISONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.46551/rn20251622500106%20Palavras-chave:
Educação Física. Formação inicial. Bacharelado. Licenciatura.Resumo
O objetivo do presente trabalho foi investigar aspectos envolvidos na escolha pelo bacharelado em Educação Física como área de atuação profissional por estudantes que se encontravam regularmente matriculados no curso de licenciatura em Educação Física por meio da reativação de matricula após a conclusão do primeiro curso. Este estudo se caracterizou como uma pesquisa de natureza qualitativa realizada com estudantes que ingressaram no ano de 2019 no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Os resultados mostraram que a intenção dos estudantes está ligada a melhores oportunidades de atuação profissional. Notavelmente, metade dos participantes admitiram que não tinham conhecimento prévio sobre o curso no momento da matrícula. A escolha pela licenciatura se deu em decorrência da nota de corte mais baixa em comparação com o curso de bacharelado. As experiências positivas em estágios e programas de extensão na educação básica tiveram um impacto significativo sobre aqueles que manifestaram o desejo de atuar no campo da licenciatura. Por fim, vê-se a necessidade de uma maior reflexão sobre o momento da matrícula em um curso superior de formação profissional, pois parece prevalecer desinformação entre os candidatos, o que, por sua vez, pode acirrar a evasão nas IES.
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