EDUCAÇÃO FÍSICA DIFICULDADES E APRENDIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Andressa Matos da Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Nadielly Fabiula Gomes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Thais Priscila de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Micaela Micaela Cardoso Barbosa Escola Estadual Dona Quita Pereira
  • Yasmim Cristhie dos Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Fernanda de Souza Cardoso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Educação Física. Dificuldades de aprendizagem. Ensino Fundamental.

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) é gerenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), sendo uma ação do Ministério da Educação do Brasil que tem como objetivo promover entre as instituições de ensino superior (IES) e as escolas da educação básica a inserção dos acadêmicos dos cursos de licenciaturas no campo de sua futura atuação profissional, a escola. Indubitavelmente é nesse momento de imersão na escola que o licenciando poderá aproximar-se da realidade de sua área de formação, produzindo experiências formativas e ajudando-o a compreender o “ser docente”, estabelecendo uma relação entre teoria e prática, que o direciona para seu futuro exercício profissional (SILVA; RIOS, 2017). Partindo desse pressuposto, concordamos que a inserção em Programas como este é de suma importância para o processo formativo do acadêmico e futuro professor, promovendo oportunidades de materializar em sua prática pedagógica, os conhecimentos aprendidos na graduação. Certo disso, o Programa tem a finalidade de aperfeiçoar a formação dos discentes das licenciaturas, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente (CAPES, 2018a). Desta maneira, propomos nesta pesquisa relatar as experiências vividas pelas residentes do PRP da Escola Estadual Dona Quita Pereira, buscando apresentar e justificar o conhecimento adquirido no segundo Módulo do Residência Pedagógica, nos anos iniciais do ensino fundamental, partindo das dificuldades e dos aprendizados alcançadas. Esperamos com este relato de experiência contribuir para a reflexão sobre a formação de professores, como também partilhar vivências que possam provocar uma reavaliação das práticas pedagógicas e do lugar da Educação Física escolar. Almejamos que os leitores interessados neste tema possam conhecer um pouco mais sobre a realidade da escola, os múltiplos problemas que fazem parte do seu cotidiano, como também as muitas possibilidades que a educação possui.

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Publicado

2023-12-16

Como Citar

MATOS DA SILVA, A.; FABIULA GOMES, N.; PRISCILA DE SOUZA, T.; MICAELA CARDOSO BARBOSA, M.; CRISTHIE DOS SANTOS, Y.; DE SOUZA CARDOSO, F. EDUCAÇÃO FÍSICA DIFICULDADES E APRENDIZADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: . RENEF, [S. l.], v. 6, n. 6, p. 92–96, 2023. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/7278. Acesso em: 13 maio. 2024.

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