MOTIVOS QUE LEVAM OS ACADÊMICOS DO PERÍODO NOTURNO DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

Autores

  • Aline Alves Vieira Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Jayme dos Santos Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Igor Rainneh Durães Cruz Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Palavras-chave:

Motivação; atividade física; acadêmicos da área da saúde

Resumo

A motivação é definida como um processo ativo, intencional, dirigido a uma meta, o qual depende dos fatores internos (intrínsecos) e ambientais (extrínseco). O objetivo deste estudo foi investigar os motivos que levam os acadêmicos dos cursos da área da saúde à prática de atividade física. Participaram desta pesquisa 128 acadêmicos do 2º período noturno dos cursos da área da FUNORTE. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o questionário Exercise Motivation Inventory (EMI – 2). Os dados foram analisados com o auxilio do SPSS, versão 20,0. Os resultados apontaram cinco motivos que levam os acadêmicos da área da saúde à prática de atividade física, que foram: a) para ter um corpo saudável; b) porque quero manter uma boa saúde; c) para me sentir mais saudável; d) porque me faz sentir bem; e) para prevenir problemas de saúde. Conclui-se que os resultados demonstraram uma grande preocupação dos acadêmicos com sua saúde, eles praticam atividade física no intuito de reduzir as possibilidades de doenças, melhorando assim sua qualidade de vida e bem estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Alves Vieira, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Brasil.

Jayme dos Santos, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Brasil

Igor Rainneh Durães Cruz, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte, Brasil.Faculdades Verde Norte - Favenorte, Brasil. Mestre em Avaliação e Prescrição da Atividade Física - Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro/ UTAD, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

ALVES VIEIRA, Aline; DOS SANTOS, Jayme; RAINNEH DURÃES CRUZ, Igor. MOTIVOS QUE LEVAM OS ACADÊMICOS DO PERÍODO NOTURNO DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE À PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA. RENEF, [s. l.], v. 3, n. 3, p. 36–44, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/723. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)