TESTES DE RESISTÊNCIA ANAERÓBIA CORRELACIONADOS AO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores

  • Douglas Carrara dos Santos Faculdade Nossa Cidade - FNC
  • Erasmo Dos Santos Filho Faculdade Nossa Cidade - FNC
  • Erico Chagas Capeturo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Ademir de Marco Universidade Estadual de campinas - UNICAMP
  • Vinicius Barroso Hirota Faculdade Nossa Cidade - FNC

Palavras-chave:

Educação Física Escolar; Avaliação física; Índice de Massa Corporal.

Resumo

A avaliação dos níveis ideias da composição corporal de crianças é tema de preocupação frente a obesidade infantil, sendo assim o objetivo do estudo foi avaliar o IMC e correlaciono com testes de resistência anaeróbia de velocidade e agilidade, testando a hipótese de que crianças com sobre peso podem executar tarefas de curta duração. Através de uma pesquisa descritiva foram avaliadas 43 crianças (19 meninos e 24 meninas) de idade entre 10 e 12 anos (média 10,85±0,54), estudantes de uma escola privada da Cidade de Osasco, SP, separados por Turma A (TA) e Turma B (TB) onde aferimos o IMC, e testamos a velocidade e a agilidade, separadamente por duas turmas; os dados foram quantificados soba força e luz da estatística descritiva, teste de Mann Whitney, e a correlação de Spearman fazendo uso do software SPSS. Foi observado que o IMC de ambos os gêneros encontram-se normais, não existindo nenhuma diferença significativa entre os gêneros nas variáveis peso, altura; dentre as mensurações da TA o grupo parece muito homogêneo, já na TB os meninos apresentam-se significativamente mais altos que as meninas. Comparando o gênero feminino, as meninas da TA são significativamente mais altas que a TB, enquanto que no gênero masculino nenhuma diferença foi encontrada; quanto as testes não houve diferença entre as turmas. Conferimos que as crianças envolvidas neste estudo estão dentro dos padrões normais de peso, no entanto não foi encontrada nenhuma correlação entre IMC e os testes de velocidade e agilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Carrara dos Santos, Faculdade Nossa Cidade - FNC

Licenciado em Educação Física Pela FNC.

Erasmo Dos Santos Filho, Faculdade Nossa Cidade - FNC

Licenciado em Educação Física Pela FNC.

Erico Chagas Capeturo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Presbiteriana Mackenzie – Curso de Educação Física/ Universidade São Judas Tadeu – Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física.

Ademir de Marco, Universidade Estadual de campinas - UNICAMP

Professor Titular da Faculdade de educação física da UNICAMP.

Vinicius Barroso Hirota, Faculdade Nossa Cidade - FNC

FNC – Curso de Educação Física/ Universidade Presbiteriana Mackenzie – Curso de Educação Física.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

CARRARA DOS SANTOS, D.; DOS SANTOS FILHO, E.; CHAGAS CAPETURO, E. .; DE MARCO, A. .; BARROSO HIROTA, V. TESTES DE RESISTÊNCIA ANAERÓBIA CORRELACIONADOS AO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL II. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 17–27, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/721. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos