ANÁLISE DA CURVATURA CIFÓTICA EM ESCOLARES DE 10 A 12 ANOS DE IDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO MÉTODO “FLEXICURVA”.

Autores

  • Edson Wander Zacarias Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON
  • Renata Luiza Chaves de Souza Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON
  • Giuliano Roberto da Silva Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON

Palavras-chave:

Flexicurva; Cifose; Escolares

Resumo

Este estudo teve por objetivos: verificar a curvatura da Cifose Torácica em meninos e meninas entre 10 a 1 2 anos de idade através da análise subjetiva utilizando o “Método Flexicurva”, verificar os níveis de Flexibilidade através do teste de sentar e alcançar de Wells e Dillon (1989) e também a relação do peso do material escolar transportado, e se estes tinham influência na aquisição de atitudes Hipercifóticas. Foram avaliados 23 meninos e 22 meninas em uma escola da rede pública do ensino fundamental na cidade de Nepomuceno – MG. Os resultados demonstraram que somente no grupo feminino foi constatado tal desvio postural sendo uma porcentagem de 4,5% dessa amostra, o que não ocorreu no grupo masculino. Em relação aos níveis de Flexibilidade o grupo masculino obteve índices melhores do que o feminino, já o material escolar transportado por ambos, ficou com índices mais elevados no grupo masculino, índice este, superando uma porcentagem bem maior do que os 10% de peso em relação ao peso corporal para cada aluno segundo Carvalho (2004). Conclusões. Fica a preocupação de alterações na postura dos pré - adolescentes, uma vez que essas alterações podem gerar problemas na coluna vertebral a médio e longo prazo. É importante que profissionais da área da saúde, inclusive professores de educação física, estejam aptos a realizar avaliações posturais, e que esse procedimento seja realizado rotineiramente nas escolas encaminhando para acompanhamento especializado para correção àqueles que forem acometidos por um desvio postural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Wander Zacarias, Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON

Acadêmico do curso de Educação Física FAGAMMON.

Renata Luiza Chaves de Souza, Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON

Acadêmica do curso de Educação Física FAGAMMON

Giuliano Roberto da Silva, Faculdade Presbiteriana Gammon – FAGAMMON

Orientador Professor Ms. Faculdade Presbiteriana FAGAMMON – Lavras – MG, Universidade José do Rosário Vellano – UNIFENAS - Alfenas – MG.

Downloads

Publicado

2020-01-31

Como Citar

WANDER ZACARIAS, E. .; LUIZA CHAVES DE SOUZA, R. .; ROBERTO DA SILVA, G. . ANÁLISE DA CURVATURA CIFÓTICA EM ESCOLARES DE 10 A 12 ANOS DE IDADE DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DO MÉTODO “FLEXICURVA”. RENEF, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 30–44, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/713. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)