ANÁLISE DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS DO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE / UNIMONTES

Autores

  • Paulo Henrique Mendes Veloso Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Coordenação motora, índice de massa corporal.

Resumo

O objetivo deste estudo foi correlacionar o índice de massa corporal (IMC) com a coordenação motora dos educandos de 6 a 10 anos do Programa Minas Olímpica Geração Esporte do núcleo Fadenor / Unimontes – Montes Claros – MG através da bateria de teste coordenação corporal - KTK. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, com análise quantitativa e corte transversal. A amostra foi composta por 58 crianças, escolhidas de forma conveniente, sendo estas 35 do sexo masculino e 23 do sexo feminino, com faixa etária de 6 a 10 anos. Os instrumentos utilizados foram a bateria de teste KTK desenvolvida por Kiphard; Schilling (1974) que avalia a coordenação motora em crianças e para mensurar o peso e a estatura foram utilizados balança digital e fita métrica. Os dados coletados foram submetido à análise junto as tabelas normativas de Kiphard; Schilling (1974) para obtenção do quociente motor (QM) e a tabela de Conde; Monteiro (2006) para o IMC. A partir do QM, foi constatada a classificação da coordenação motora. Para a análise estatística, os dados foram analisados no programa SPSS versão 20.0 for Windows, sendo submetidos à estatística descritiva. O teste “t” de Student foi utilizado para as comparações entre os sexos e para verificar a associação entre o IMC e a coordenação motora foi utilizada a Correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi de p ≤ 0,05. Conforme a exposição dos dados coletados o estudo apresentou que o índice de massa corporal influencia nos quocientes de coordenação motora, porém os dados não foram estatisticamente significativos. Contudo, faz-se de grande importância a necessidade de se promover o desenvolvimento integral das crianças, por meio de atividades recreativas, esportivas e/ou pedagógicas que promovam o pleno aperfeiçoamento das capacidades coordenativas e, sobretudo, atentando-se a métodos de controle do peso corporal, em atenção à faixa etária e à estatura da criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-01-30

Como Citar

HENRIQUE MENDES VELOSO, P. . ANÁLISE DO ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E COORDENAÇÃO MOTORA DE CRIANÇAS DE 6 A 10 ANOS DO PROGRAMA MINAS OLÍMPICA GERAÇÃO ESPORTE / UNIMONTES. RENEF, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 58, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/706. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Resumos de Monografias Unimontes