INFLUÊNCIA DOS INTERVALOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES NO DESEMPENHO DA FORÇA MUSCULAR

Autores

  • Renato S. Monteiro Junior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Wagner Antônio Barbosa da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Resumo

OBJETIVO: Comparar diferentes intervalos entre as séries para identificar o impacto na da força muscular e no impulso de treinamento. MÉTODOS: 18 sujeitos do sexo masculino com 24±3 anos realizaram três testes de 10 repetições máximas. Os indivíduos submeteram-se a duas séries com carga para 10 repetições máximas e intervalos de 1, 3 e 5 minutos. Foi calculado o coeficiente de correlação intraclasse e o erro técnico da medida para os testes. Para a comparação das médias foi utilizada uma ANOVA de medidas repetidas e um teste post hoc de Bonferroni, com nível de significância de P<0,05. RESULTADOS: O coeficiente de correlação intraclasse demonstrou excelente reprodução do teste de 10 repetições máximas. A ANOVA de medidas repetidas identificou que houve diferença significativa no impulso de treinamento para todas as condições. O Δ sets demonstrou reduções no impulso de treinamento de 57,2±16,7 % (1 min), 30,6±13,9% (3 min) e 6,7±7,7% (5 min). CONCLUSÃO: Não foi possível manter o desempenho da força em nenhuma das situações de intervalo. Entretanto, o impulso de treinamento aumentou proporcionalmente com o maior intervalo entre séries. Possivelmente intervalos superiores a 5 minutos sejam necessários para o total restabelecimento da força máxima entre as séries no exercício resistido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato S. Monteiro Junior, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Departamento de Educação Física e do Desporto da Universidade Estadual de Montes Claros, MG, Brasil; Programa de Doutorado em Medicina (Neurologia-Neurociências) da Universidade Federal Fluminense, RJ, Brasil

Wagner Antônio Barbosa da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Programa de Doutorado em Biofísica, Instituto de Biofísica Carlos Chagas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

S. MONTEIRO JUNIOR, R.; ANTÔNIO BARBOSA DA SILVA, . W. . INFLUÊNCIA DOS INTERVALOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES NO DESEMPENHO DA FORÇA MUSCULAR. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 02–11, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/653. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Convidado