ESTUDO COMPARATIVO DA CAPACIDADE FUNCIONAL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DIFERENTES MODELOS DE ENSINO

Autores

  • Lucas Menon Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
  • William Cordeiro de Souza Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Valderi Abreu de Lima Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Palavras-chave:

Capacidade Funcional, Professores, Educação Física.

Resumo

Objetivo: Comparar a capacidade funcional entre Professores de Educação Física (EDF) em diferentes modelos de ensino. Métodos: A amostra deste estudo foi composta por dez professores de EDF (sete homens e três mulheres), de diferentes colégios localizados no município de Irati - PR, que seguem modelos diferentes de estrutura de ensino. Os professores compuseram três grupos: grupo 1 (G1) com aulas no sistema anual; o grupo 2 (G2) com aulas ministradas em sistema de blocos; grupo 3 (G3) são os professores que ministram aulas no sistema de oficinas. Os avaliados responderam um questionário sócio demográfico que continha algumas variáveis quanto ao gênero, idade, estado civil, peso, estatura, escolaridade máxima, renda familiar, tempo de serviço. E um questionário autoaplicável sobre índice de capacidade para o trabalho (ICT), instrumento utilizado para avaliar a capacidade funcional. Na análise dos dados utilizou-se a estatística média, desvio padrão e percentual de frequência (%). Para a comparação dos dados foi efetuada a análise de variância Anova One Way e o Post Hoc de Tukey para determinação das diferenças entre os grupos. Recorreu-se ao teste do Qui-quadrado (X2). Resultados: Nos dados sócios demográficos não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos nas variáveis avaliadas. O mesmo ocorreu nas pontuações e classificações da capacidade de trabalho por grupo, onde não foram encontradas diferenças significativas. Nas comparações entre as porcentagens das análises encontradas na capacidade funcional dos grupos avaliados o teste qui-quadrado não apresentou diferenças significativas. Conclusão: Apesar de não serem encontradas diferenças significativas nos resultados encontrados, concluiu-se que todos os professores demonstraram grande satisfação quanto ao trabalho.

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Biografia do Autor

Lucas Menon, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Graduado em Educação Física, Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

William Cordeiro de Souza, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Especialista em Fisiologia do Exercício com Ênfase em Treinamento Esportivo.

Valderi Abreu de Lima, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando em Educação Física. Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Professor Doutor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro.

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Publicado

2020-01-28

Como Citar

MENON, L. .; CORDEIRO DE SOUZA, . W. .; ABREU DE LIMA, V. .; GOMES MASCARENHAS, L. P. . ESTUDO COMPARATIVO DA CAPACIDADE FUNCIONAL ENTRE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM DIFERENTES MODELOS DE ENSINO. RENEF, [S. l.], v. 5, n. 6, p. 12–19, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/650. Acesso em: 2 maio. 2024.