COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE ENTRE MENINOS E MENINAS DE 12 A 14 ANOS

Autores

  • Juliana de Jesus Rocha Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Jeilson Antunes de Freitas Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Alisson Gomes da Silva Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Vinicius Dias Rodrigues Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Flexibilidade, escolares, isquiotibiais.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o perfil da flexibilidade em escolares com idade de 12 a 14 anos. A amostra foi composta por 92 adolescentes: 54 do sexo feminino e 38 do sexo masculino de uma escola da rede estadual da cidade de Montes Claros MG, onde foram aplicados os testes de flexibilidade: teste de sentar-e-alcançar e o teste de elevação da perna estendida; além dos testes foram mensuradas as variáveis: massa corporal, estatura, circunferência da cintura, abdômen e quadril. A estatística foi realizada através do Software SPSS 16.0, a análise de dados foi realizada pelo teste “t” de Student com nível de significância estabelecido em p ≤ 0,05. Os resultados mostraram que em relação às variáveis analisadas (Circunferência de cintura, abdômen e quadril, massa corporal) as meninas obtiveram médias superiores a dos meninos, exceto quando analisado a estatura, onde ambos os sexos tiveram mesma média de 1,59 m. No teste de sentar-e-alcançar, a amostra analisada foi classificada como excelente, onde as meninas obtiveram médias de 27,97 cm e os meninos 22,47 cm. Para o teste da perna estendida, a amplitude do membro inferior de ambos os sexos foram classificados como normal, sendo que para o membro inferior esquerdo a média das meninas foi de 84,20 º, enquanto para os meninos foi de 80,34º, para o membro inferior direito as meninas obtiveram 84,62º e os meninos 81,42º. Os resultados mostraram que os níveis de flexibilidade dos adolescentes analisados de acordo com os testes aplicados encontram-se normais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana de Jesus Rocha, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Educadora Física - Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros, MG, Brasil.

Jeilson Antunes de Freitas, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Educadora Física - Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros, MG, Brasil.

Alisson Gomes da Silva, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Educador Físico. Mestre em Educação Física pela UFV Docente da EPCAR. Barbacena, MG, Brasil.

Vinicius Dias Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

- Educador Físico. Mestre em Ciências da Saúde pela Unimontes. Docente do departamento de Educação física da Unimontes e da Funorte. Montes Claros. MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

DE JESUS ROCHA, J. .; ANTUNES DE FREITAS, . J.; GOMES DA SILVA, A.; DIAS RODRIGUES, . V. . COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE ENTRE MENINOS E MENINAS DE 12 A 14 ANOS. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 7, p. 47–58, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/640. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos