FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NO LAZER: Um estudo de caso de um projeto social no interior do Estado de São Paulo

Autores

  • Heitor Castro de Almeida Queiroz Fundação Herminio Ometto - FHO
  • Silas Fernando Jesus Chaves Fundação Herminio Ometto - FHO
  • Cathia Alves Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Palavras-chave:

lazer, políticas públicas, formação e atuação profissional

Resumo

Esta pesquisa investigou a formação e a intervenção do profissional do lazer no âmbito de um projeto social. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo sobre a intervenção do profissional do lazer frente a esta nova demanda educacional: atuar Associações do Terceiro Setor, sem fins lucrativos, com crianças e adolescentes na perspectiva da disseminação cultural. A instituição propõe um complemento educacional gratuito à rede de ensino regular, e tem como objetivo incentivar atividades culturais, educacionais, esportivas e de lazer a crianças e adolescentes, contendo uma diversidade de profissionais. Na intenção de compreender melhor a formação destes, utilizou-se como técnica de coleta a aplicação de questionários com oito monitores do projeto social, a fim de coletar informações sobre atuação, papel e anseios destes profissionais na área do lazer, com o método de estudo de caso. Neste sentido, notou-se que o lazer consiste em uma proposta recente de intervenções dentro do projeto social e pode-se pensar que esta ampliação do acesso ao lazer norteia novos paradigmas em relação à implementação de políticas públicas não governamentais que possibilitem intervenções em diferentes espaços com a capacidade de promover transformações morais e culturais como uma ferramenta efetiva do campo educacional. E para tal ação se efetivar é necessário compartilhar das competências que o profissional do lazer deve adquirir, agindo numa perspectiva critica e dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor Castro de Almeida Queiroz, Fundação Herminio Ometto - FHO

Fundação Herminio Ometto - FHO/UNIARARAS.

Silas Fernando Jesus Chaves, Fundação Herminio Ometto - FHO

Fundação Herminio Ometto - FHO/UNIARARAS.

Cathia Alves, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação Física, doutoranda em Estudos Lazer, UFMG. Professora de Educação Física do IFSP,  câmpus Salto. Integrante do Grupos de Pesquisa ORICOLE e LIMC.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

CASTRO DE ALMEIDA QUEIROZ, Heitor; FERNANDO JESUS CHAVES, Silas; ALVES, Cathia. FORMAÇÃO E INTERVENÇÃO DO PROFISSIONAL NO LAZER: Um estudo de caso de um projeto social no interior do Estado de São Paulo. RENEF, [s. l.], v. 6, n. 7, p. 28–46, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/639. Acesso em: 23 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos