PARADOXO DO EXERCÍCIO FÍSICO EM EXCESSO: LINHA TÊNUE ENTRE RISCOS E BENEFÍCIOS

Autores

  • Thiago T. Guimarães Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

esgotamento, fadiga crônica, overreaching, sistema límbico.

Resumo

Embora a inatividade física figure como uma das principais causas atribuídas à mortalidade, os prejuízos provocados pelo excesso de exercícios físicos também são uma realidade. Atletas profissionais, amadores ou de recreação, além de praticantes de modalidades não competitivas, são frequentemente acometidos por condições deletérias decorrentes de treinamentos extenuantes, como lesões de origem metabólica, imunológica, neurológica, endócrina, cardiovascular, muscular e esquelética. Neste sentido, o objetivo da presente revisão é discutir o impacto da inatividade física no desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, os prejuízos do overtraining, a dependência ao esforço físico e a relação paradoxal entre seus riscos e benefícios a partir de durações prolongadas, cargas extremas e/ou frequência alta

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago T. Guimarães, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Laboratório de Fisiologia do Exercício, Universidade Estácio de Sá (LAFIEX/UNESA). Laboratório de Imunofisiologia do Exercício, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LIFE/UERJ).

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

T. GUIMARÃES, T. PARADOXO DO EXERCÍCIO FÍSICO EM EXCESSO: LINHA TÊNUE ENTRE RISCOS E BENEFÍCIOS. RENEF, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 2–8, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/627. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Convidado