A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Alysson Diego Ribeiro Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • José Silva Júnior Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Clóvis M. Sedorko Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

DOI:

https://doi.org/10.35258/rn2017070900002

Palavras-chave:

Educação Física; Esportes; Atividade Física

Resumo

A Capoeira representa um importante meio de difusão do movimento corporal nas escolas, na medida em que proporciona o desenvolvimento de capacidades físicas como equilíbrio, força, flexibilidade e ritmo, além de favorecer a aquisição de valores como a cooperação e respeito ao próximo. Contudo, parte da literatura especializada evidencia a negligência deste conhecimento no âmbito escolar. Diante do exposto, este estudo de caráter quantiqualitativo apresentou como objetivos identificar se a capoeira vem sendo desenvolvida pelos professores de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental, bem como as metodologias que os mesmos utilizam para abordar esta cultura afro brasileira. A pesquisa foi desenvolvida em sete (7) escolas da rede pública municipal de ensino do município de Ponta Grossa-PR, sendo a amostra final do trabalho composta por nove (9) professores de Educação Física das  respectivas instituições. Como instrumento para a obtenção dos dados foi utilizado um questionário contendo questões abertas referentes ao ensino da Capoeira. Após análise dos dados, realizada mediante a análise de conteúdo (BARDIN, 1977), constatou-se que a maioria dos professores não aborda esse conteúdo em suas aulas e a metodologia mais evidenciada nas respostas dos docentes corresponde ao ensino por meio de aulas teórico/práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson Diego Ribeiro, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor- Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Santana.

José Silva Júnior, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor- Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Santana.

Clóvis M. Sedorko, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor-Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Docente da Faculdade Santana. Pesquisador integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Formação de Professores – GEPEFE (UEPG/CNPq) - PR, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-01-27

Como Citar

DIEGO RIBEIRO, A. .; SILVA JÚNIOR, J.; M. SEDORKO, C. . A CAPOEIRA COMO CONTEÚDO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 9, p. 31–45, 2020. DOI: 10.35258/rn2017070900002. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/615. Acesso em: 26 abr. 2024.