FATORES QUE MOTIVAM A DESISTÊNCIA DA PRÁTICA COMPETITIVA DO TÊNIS DE CAMPO

Autores

  • Ana Luiza Barbosa Anversa Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Luciane Cristina Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Bruna Solera Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Paulo Henrique da Silva Faculdade Metropolitana de Maringá - FAMMA
  • Daniel Vicentini de Oliveira Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.35258/rn2017071000009

Resumo

O esporte competitivo tem se consolidado como sendo uma possibilidade de superar os limites corporais, promover ascensão social e econômica dos praticantes. Nesse cenário as modalidades competitivas tem se evidenciado de forma crescente na atualidade, a exemplo pode-se citar o tênis de campo, considerado um esporte cuja prática está atrelada ao ambiente social, a fatores socioeconômicos e a diversidade e complexidade motora para a execução dos seus movimentos uma vez que exige a integração de diferentes características fisiológicas e psicológicas, entretanto, esse contexto distância os jovens dessa prática, levando ao abandono  precoce da prática competitiva da modalidade. Tendo esse conhecimento pesquisa realizada objetivou analisar os fatores que motivam jovens atletas de tênis de campo a desistirem da prática competitiva da modalidade. Para tanto, adotou-se a metodologia quantitativa do tipo descritiva. Participaram 20 atletas, com média de idade de 19,6 3,24 anos. Utilizou-se o Inventário dos Fatores de Abandono, adaptado para o contexto da modalidade. Para análise foi utilizada a estatística descritiva. Os resultados encontrados indicam que as principais causas que levam ao abandono da
prática competitiva do tênis de campo estão ligadas aos fatores econômicos, tendo interferência direta na falta de patrocínio além desses fatores, destacaram-se os prejuízos nos estudos, níveis elevados de estresse, auto cobrança excessiva com relação ao desempenho, intensidade nos treinamentos, necessidades individual de conhecer e praticar outras modalidades, espaço físico de treinamento inadequado e por fim, frustração com os resultados tidos como não-sucesso. Como fatores com menor influencia nesse processo de desistência destacaram-se dificuldades sociais e de trabalho coletivo, dificuldades   elacionamento com técnico, preferência por outros esportes, falta de apoio dos pais e poucas competições. Nota-se que dos diversos fatores que levam aa desistência da prática competitiva, estão em geral atrelados a fatores extrínsecos a sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Faculdade Metropolitana de Maringá - FAMMA e Doutora em Educação Física - UEM.

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação Física - UEM.

Bruna Solera, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade no Contexto Escolar.

Paulo Henrique da Silva, Faculdade Metropolitana de Maringá - FAMMA

Bacharel em Educação Física pela Faculdade Metropolitana de Maringá - FAMMA.

Daniel Vicentini de Oliveira, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP.

Referências

ARAÚJO, Luiz Fernando Fernandes de. Principais fatores que levam os praticantes de tênis de campo a interromperem sua prática e sugestões para

tentar reverter este quadro. 2017. 10 f. Trabalho de Conclusão de Curso: Curso de Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Criciúma.

AZEVEDO, António et al. A influência dos recursos na qualidade do processo de treino de jovens-Estudo realizado no Distrito de Viseu. Journal of Sport Pedagogy and Research, v. 2, n. 2, p. 11-11, 2016.

BARA FILHO, Maurício Gattás; GARCIA, Félix Guillén. Motivos do abandono no esporte competitivo: um estudo retrospectivo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, n. 4, p. 293-300, 2008.

BECKER JR, Benno. Manual de Psicologia do esporte e exercício. Porto Alegre (RS): Nova Prova, 2000.

Bento, J.O. Pedagogia do desporto: definições, conceitos e orientações. Rio de Janeiro (RJ): Guanabara Koogan, 2006.

BERTÉ JUNIOR, Dúlio. Um estudo sobre o nível de ansiedade estado pré-competitiva em atletas de futsal. Monografia apresentada como requisito parcial

à obtenção do grau de Licenciado em Educação Física, Curso de Educação Física, Faculdade de Pato Branco. Elaborada em 2004. Disponível em: . Acesso em 18 out. 2017.

BUDGETT, Richard. Fatigue and underperformance in athletes: the overtraining syndrome. British journal of sports medicine, v. 32, n. 2, p. 107-110, 1998.

COELHO, O. Pode a passada ser maior que a perna. In: GARGANTA, J, organizador. Horizontes e órbitas no treino dos jogos desportivos. Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física. Universidade do Porto, Portugal, p. 145-154, 2000.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE. Tênis. Florianópolis, SC, 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 fev. 2018.

DE ROSE JR, Dante; CAMPOS, Roberto Ramos de; TIBST, Marcelina. Motivos que llevan a la práctica del baloncesto: un estudio con jóvenes atletas Brasileños. Revista de Psicología del Deporte, v. 10, n. 2, 2007.

FERREIRA, Renato Melo; MORAES, Luiz Carlos de. Influência da família na primeira fase de desenvolvimento da carreira de nadadores medalhistas olímpicos brasileiros. Motricidade, v. 8, n. 2, 2012.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo(SP): Editora Atlas, 2007.

GUILLET, E. Facteurs et processus de l’abandon sportif: Du role de l’entrainer à l’impact des norms culturelles: Un etude logitudinale en handball féminin. 2000. 366 f. Tese de doutoramento. Sciences & Géographie. Universidade Joseph Fourier, Grenoble.

MARQUES, Maurício Pimenta; SAMULSKI, Dietmar Martin. Análise da carreira esportiva de jovens atletas de futebol na transição da fase amadora para a fase

profissional: escolaridade, iniciação, contexto sócio-familiar e planejamento da carreira. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 23, n. 2, p. 103-119, 2009.

MOTA, Sofia; TAVARES, Fernando. Estudo dos motivos que levam ao abandono da prática do basquetebol em jovens dos 15-16 anos de ambos os sexos. Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física, n. 36, p. 19-26, 2017.

NUNES, Débora F. S. Síndrome de burnout no esporte: reflexões teóricas. Enciclopédia Psicologia Mas TKD. Disponível em: <

sindrome-de-burnout-no-esporte-reflexoes-teoricas-portugues/>>. Acesso em: 10 fev. 2018.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, v. 2, 1997.

REIS, Cleiton Pereira; FERREIRA, Márcia Cristina Custódia; DE ALBUQUERQUE MORAES, Luiz Carlos Couto. O apoio dos pais ao desenvolvimento da carreira de atletas masculinos de basquetebol. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 2, p. 149-155, 2016.

RUBIO, Kátia. O imaginário esportivo contemporâneo: o atleta e o mito do herói. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

SAMULSKI, Dietmar. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2.ed. Rev. Ampliada. Barueri/SP: Manole, 2009.

SOUSA, Luciano Luiz de. Fatores de abandono dos atletas na prática do remo competitivo. 2010. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Escola de Educação Física da UFGRS. Porto Alegre.

STONE, Rodrigo Fehlberg. Fatores motivacionais que influenciam pessoas na vida adulta intermediária e terceira idade a frequentares academias na cidade

de Porto Alegre. 2016. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso. Escola de Educação Física da UFRGS. Porto Alegre.

Vieira, José Luiz Lopes. O processo de abandono de talentos do atletismo no

estado do Paraná: um estudo orientado pela teoria dos sistemas ecológicos.

168 f. Tese de Doutorado. Ciência do Movimento Humano. Universidade Federal

de Santa Maria/UFSM, Santa Maria.

WEINBERG, Robert S.; GOULD, Daniel. Fundamentos da psicologia do esporte e

do exercício. 2.ed. Porto Alegre: Artmed editora, 2001.

ZOBOLI, Fabio; SILVA, Renato Izidoro da; LAMAR, Adolfo Ramos. O corpo como base

da ética na teoria da motricidade humana: o desporto como foco de análise. Filosofia

e Educação, v. 3, n. 1, p. 135-158, 2011.

Downloads

Publicado

2020-01-24

Como Citar

BARBOSA ANVERSA, A. L.; CRISTINA ARANTES DA COSTA, L.; SOLERA, B. .; HENRIQUE DA SILVA, P. .; VICENTINI DE OLIVEIRA, D. . FATORES QUE MOTIVAM A DESISTÊNCIA DA PRÁTICA COMPETITIVA DO TÊNIS DE CAMPO. RENEF, [S. l.], v. 7, n. 10, p. 33–42, 2020. DOI: 10.35258/rn2017071000009. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/605. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)