RESUMO - ANÁLISE DA FORÇA MUSCULAR EM IDOSOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA

Autores

  • Anne Jacqueline Souza Santos Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Palavras-chave:

Força Muscular, Idosos, Atividade Física.

Resumo

A prática regular de atividade física torna-se fundamental para os idosos. A diminuição da força e da potência do músculo pode influenciar na autonomia, no bem-estar e na qualidade de vida dos idosos. A perda da força e da massa muscular predispõe os idosos a uma limitação funcional, sendo este um fator predisponente para muitos dos processos patológicos associados ao aumento da morbidade e mortalidade. Analisar a força muscular em idosos praticantes e não praticantes de atividades físicas sistematizadas. A pesquisa caracterizou-se como sendo do tipo descritiva, transversal e quantitativa. Foi realizado um estudo na cidade de Montes Claros – MG, com a população idosa entre 65 a 75 anos. Foram incluídos na amostra do G1 indivíduos praticantes de atividades físicas regulares, e no G2 foram incluídos indivíduos não praticantes de atividades físicas. Ressaltando que em ambos os grupos foram de idosos do gênero feminino. Todos os dados coletados a partir da investigação das variáveis foram digitalizados e posteriormente analisados estatisticamente no programa de estatística SPSS®, versão 20.0, para Windows®. O presente projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética das Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE. Foram realizados os testes de força muscular de preensão manual, a comparação foi realizada da média relativa, média absoluta, máxima relativa e máxima absoluta para as ambas as mãos (direita e esquerda). Os resultados mostraram que os idosos ativos tem maior força de pressão manual significativamente quando comprados com os idosos sedentários. Podemos entender que possivelmente o exercício físico regular pode ter contribuído para manutenção ou aumento da força muscular nesse grupo de idosos ativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Jacqueline Souza Santos, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Bacharela em Educação Física pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE; acadêmica do curso de licenciatura em Educação Física da FUNORTE.

Downloads

Publicado

2020-01-24

Como Citar

JACQUELINE SOUZA SANTOS, A. . RESUMO - ANÁLISE DA FORÇA MUSCULAR EM IDOSOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA SISTEMATIZADA. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 101, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/598. Acesso em: 28 mar. 2024.