RESUMO - QUALIDADE DAS ATIVIDADES DURANTE O TEMPO DE LAZER DOS ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MONTES CLAROS - MG

Autores

  • Samuel Grigório Teixeira Mendes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Rosângela Ramos Veloso Silva Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Tempo, Lazer, Adolescentes, Rede Pública.

Resumo

As definições de tempo livre e lazer estão associadas a um passatempo que pode envolver atividades diversas (esportivas, culturais ou sociais); o descanso e a diversão também estão incluídos. Uma das maiores preocupações dos pais é como o tempo livre dos adolescentes é conduzido. Ocupações que promovam a saúde e o bem estar dos adolescentes como o exercício físico, tem um melhor benefício quando comparado com o hábito de assistir televisão e usar o celular. Diante disso, temos como objetivo investigar a qualidade das atividades durante o tempo de lazer de adolescentes da rede pública de ensino da cidade de Montes Claros- MG. O estudo foi realizado com 2.040 escolares do ensino médio distribuídos em 21 escolas da rede estadual de ensino. A amostra foi do tipo probabilística por conglomerados. Foi utilizado um questionário autoaplicável sociodemográfico e variáveis que investigam a qualidade das atividades durante o tempo de lazer. Os dados foram analisados através da estatística descritiva (frequência e percentual) e a comparação entre os gêneros foi conduzida por meio do teste estatístico “Teste t”, assumindo um nível de significância de p<0,05. Do total de participantes do estudo, 54,2% eram do sexo feminino. Quase 50% dos adolescentes relataram que assistem em um dia normal mais de duas horas de televisão, e 40,3% das meninas estão mais insatisfeitas com a maneira como passa o tempo livre do que os meninos (28,3%), apresentando estatística significativa (p<0,001). Também é possível observar que as meninas (47,0%) se sentem mais entediadas quando comparado com os meninos (31,8%). Os dados das análises parciais deste estudo já nos permitem afirmar que há uma proporção significativa de adolescentes insatisfeitos com a qualidade das atividades de lazer, sendo necessário, portanto, políticas públicas de educação e saúde que desenvolvam intervenções na área de promoção de atividades de lazer para os adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Grigório Teixeira Mendes, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmico do curso de Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros.

Rosângela Ramos Veloso Silva, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual
de Montes Claros.

Downloads

Publicado

2020-01-24

Como Citar

GRIGÓRIO TEIXEIRA MENDES, S. .; RAMOS VELOSO SILVA, . R. . RESUMO - QUALIDADE DAS ATIVIDADES DURANTE O TEMPO DE LAZER DOS ADOLESCENTES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE MONTES CLAROS - MG. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 90, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/588. Acesso em: 19 abr. 2024.