RESUMO - CEGUEIRA PEDAGÓGICA E O ESTATUTO DE NORMALIDADE DO “ROLA-BOLA” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Lucas Rafael Moreira Nunes Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Carlos Rogério Ladislau Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Rola Bola.

Resumo

É indiscutível a importância do papel social da escola para a formação integral do aluno e, portanto, para a construção da sociedade. Nesse processo, cada matéria de ensino tem a sua contribuição específica, razão que justifica a sua integração ao currículo escolar. Entretanto, para que essa integração seja legítima, é necessário que os processos de ensino desenvolvidos no interior da escola promovam a aprendizagem efetiva de conhecimentos e competências por parte dos alunos, fato que põe em evidência o protagonismo do professor na consecução das finalidades educativas da escola. No âmbito específico da Educação Física, um grande número de obras e pesquisas tem denunciado a falta de intervenção pedagógica significativa por parte do professor, prática comumente chamada de “rola bola” e que Valter Bracht (2006) nomeou como “desinvestimento pedagógico”. Por representar um comportamento que tem sido reproduzido em muitos cenários e por longo tempo, é possível admitir que haja certa normalização do “rola-bola” no cotidiano da prática docente na Educação Física. O objetivo desta proposta de pesquisa vai ao encontro da compreensão desse processo, ou seja, investigar junto a professores, alunos e gestores escolares dos anos finais do ensino fundamental, o status concreto dessa normalização do “rola-bola”, as razões da sua existência, as consequências que ela opera no cumprimento das finalidades da Educação Física na escola e as alternativas que podem ser propostas para a reversão desse quadro.

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Biografia do Autor

Lucas Rafael Moreira Nunes, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Montes Claros.

Carlos Rogério Ladislau, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da de Montes Claros.

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Publicado

2020-01-23

Como Citar

RAFAEL MOREIRA NUNES, L. .; ROGÉRIO LADISLAU, C. RESUMO - CEGUEIRA PEDAGÓGICA E O ESTATUTO DE NORMALIDADE DO “ROLA-BOLA” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/563. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos socioculturais do esporte e da Educação Física