RESUMO - A IMERSÃO NA NATUREZA: BENEFÍCIOS CORPORAIS DA PRÁTICA DO CAVING

Autores

  • Marilda Teixeira Mendes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Michela Abreu Francisco Alves Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Jarbas Pereira Santos Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
  • Patrícia Aparecida Antunes Alves Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE
  • Davidson Geraldo Santos Miranda Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Gislane Ferreira de Melo da Universidade Católica de Brasília - UCB

Palavras-chave:

Imersão da Natureza, Pratica de Caving, Natureza

Resumo

Entrar e sair das cavernas são experiências únicas e nem todas previsíveis. A preparação para a entrada envolve toda uma dinâmica de tomar ciência dos equipamentos de segurança, dos percursos delineados, das dificuldades básicas que serão encontradas, contudo, integrar-se ao ambiente da caverna promove as mais distintas experiências, abrindo novos horizontes, em vista de uma releitura da sociedade, suas minúcias, seus detalhes, parcelas importantes que nos tornam mais humanos e responsáveis uns com os outros e com o ecossistema que nos abriga. O caving, enquanto atividade de caverna proporciona ao ser humano vivenciar experiências, por meio de um envolvimento intenso com o ambiente cavernícola, objetivando a descoberta e a contemplação do ambiente. A relação humana com a natureza, por meio do caving, pode ser uma variável fundamental para tentar compreender quais são os benefícios que a atividade em ambientes de caverna pode proporcionar ao corpo. O presente estudo teve como objetivo analisar os benefícios do caving no bem-estar de seus praticantes na relação ser humano e natureza. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida junto ao Espeleogrupo Peter Lund e a Associação de Agentes Ambientais do Vale do Peruaçu com 30 indivíduos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, processados no IRAMUTEQ e a análise de similitude feita. Os resultados foram comentados a partir da abordagem estrutural da compreensão dos benefícios do cavingno bem-estar de seus praticantes  na  relação  ser  humano  e  natureza. Os resultados analisados foram 50 estruturados com base nas entrevistas Os resultados encontrados mostraram que o caving promove o bem-estar de seus praticantes, por meio de uma relação mediada pela presença de elementos naturais, pela característica peculiar da caverna. A emoção apresenta com beneficio positivo da atividade do caving, como um elemento emocional que se vincula ao prazer. O caving proporciona aquisições de novas atitudes e de valores para a melhoria da qualidade de vida. A natureza passa a ser uma importante parceira na promoção do bem-estar físico e mental, que pode ser percebido por meio dos sentidos corporais e da introspecção com o ambiente de caverna. O caving mostrou ser uma atividade que restaura a saúde, o bem-estar, por meio da relação do corpo com a natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Teixeira Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Docente do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais.

Michela Abreu Francisco Alves, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Jarbas Pereira Santos, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professor de Educação Básica (Efetivo) da Rede Estadual de Ensino na Escola Estadual Professora Marilda de
Oliveira, no distrito de Nova Esperança, município de Montes Claros - MG

Patrícia Aparecida Antunes Alves, Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Professora do curso de Medicina das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE

Davidson Geraldo Santos Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Acadêmico do curso de Agronomia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Gislane Ferreira de Melo, da Universidade Católica de Brasília - UCB

Professora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação Física e do programa de pós-graduação em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília - UCB.

Downloads

Publicado

2020-01-23

Como Citar

TEIXEIRA MENDES, M.; ABREU FRANCISCO ALVES, . M. .; PEREIRA SANTOS, J.; ANTUNES ALVES, . P. A.; GERALDO SANTOS MIRANDA, . D.; FERREIRA DE MELO, . G. . RESUMO - A IMERSÃO NA NATUREZA: BENEFÍCIOS CORPORAIS DA PRÁTICA DO CAVING. RENEF, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 49–50, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/560. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos socioculturais do esporte e da Educação Física