NÍVEL FUNCIONAL E DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS COMUNITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COMO A ESCOLARIDADE, RENDA MENSAL E O MEDO DE CAIR

Autores

  • Bárbara Patrícia Santana Silva
  • Ana Paula Santos

Palavras-chave:

Atividade Física. Equilíbrio. Idosos

Resumo

Envelhecimento saudável pode ser definido como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada. Um dos instrumentos que avalia o nível funcional e de atividade física em idosos é o Perfil de Atividade Humana. O objetivo deste estudo foi verificar o nível de atividade física e funcional de idosos comunitários e correlacioná-lo com a escolaridade, renda mensal e o medo de cair. Trata-se de um estudo do tipo observacional com delineamento transversal. O Perfil de Atividade Humana e um questionário sociodemográfico foram aplicados em idosos comunitários dos municípios de Montes Claros e Diamantina (MG). Foi realizada estatística descritiva composta de medidas de frequência, de tendência central e variabilidade e inferencial – correlação de Pearson (p˂0,05) – através do programa SigmaStat 3.1. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética local (protocolo CAAE: 16828619.0.0000.5108). Noventa e nove idosos foram avaliados, sendo 60 mulheres. A média de idade foi de 70 + 8 anos, a maioria (79%) possui renda mensal de um a dois salários mínimos, o tempo médio de escolaridade foi de 6,6 + 4,7 anos e 52% apresentavam medo de cair. Os idosos considerados ativos foram 32%, moderadamente ativos 52 % e debilitados 16 %. Houve correlações fracas entre o nível funcional e de atividade física e a escolaridade, renda e medo de cair (r = 0,335 p = 0,001; r = 0,200 p = 0,04; r = 0,361 p = 0,001, respectivamente). A maioria dos idosos comunitários avaliados foram moderadamente ativos e apesar da correlação fraca, na amostra estudada, os que possuíam maior escolaridade, renda e não tinham o medo de cair apresentaram maior nível funcional e de atividade física.

Palavras-chave: Atividade Física. Equilíbrio. Idosos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

SILVA, B. P. S. .; SANTOS, A. P. . NÍVEL FUNCIONAL E DE ATIVIDADE FÍSICA EM IDOSOS COMUNITÁRIOS E SUA RELAÇÃO COMO A ESCOLARIDADE, RENDA MENSAL E O MEDO DE CAIR. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 3, n. 3, p. 40, 10 dez. 2020.