LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Autores

  • Mariana Peres da Rocha Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Raquel Ludovino Alves da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Michele Pereira de Souza da Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Palavras-chave:

Lutas. Educação Física Escolar. Inclusão.

Resumo

O Projeto de Extensão Educação Física escolar na perspectiva inclusiva (PEFEPI) é vinculado à Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ), realizado pelo LEPIDEFE (Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar), juntamente com professores/as de Educação Física da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ). O objetivo do projeto é promover ações mais inclusivas no contexto que está presente, buscando ampliar a participação efetiva de todos/as envolvidos/as e minimizar exclusões, sejam elas de gênero, raça, deficiência, habilidade, entre outros. Suas bases norteadoras abrangem um conceito amplo de inclusão, dentro de um contexto processual, dialético e contínuo, que não se limita à inserção ingênua de pessoas rotuladas como “excluídas”, mas sim, busca atingir todas as pessoas. O PEFEPI se apoia no ensino colaborativo, com relações horizontais, sem hierarquização e com encontros para realização de planejamento semestral e semanal, assim assumindo a corresponsabilidade das ações em coletivo.  O presente trabalho objetivou relatar a experiência dos/as estudantes extensionistas do PEFEPI no bloco de conteúdos relativo a Lutas, com as turmas de 6° ao 9° ano e Projeto Carioca II da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no 2° bimestre de 2018 e no 4° bimestre de 2019. O projeto opta por diversificar os conteúdos, trazendo o bloco de Lutas como estratégia pedagógica e por ser um conteúdo negligenciado no contexto da Educação Física escolar. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. Três categorias de análise emergiram a partir das experiências vivenciadas: Lutas brasileiras, Lutas asiáticas e Lutas africanas e nos suscitaram discutir questões de gênero, raça, papéis sociais, estereótipos, respeito às diferenças e aspectos históricos/culturais.

Palavras Chave: Lutas. Educação Física Escolar. Inclusão.

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

PERES DA ROCHA, M. .; LUDOVINO ALVES DA SILVA, R. .; PEREIRA DE SOUZA DA FONSECA, M. . LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: EXPERIÊNCIA EXTENSIONISTA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 3, n. 3, p. 6, 10 dez. 2020.

Edição

Seção

Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar