A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar a importância da educação física escolar nos anos iniciais do ensino fundamental, investigando aspectos históricos da educação física escolar no Brasil, além de compreender a fase de desenvolvimento dos alunos dos anos iniciais e reconhecer a relevância da educação física a luz de documentos oficiais que norteiam a educação nacional. Para tanto, a metodologia utilizada na investigação se pautou nas análises de documentos oficiais e citados pelo Governo Federal como referências, bibliografia de autores reconhecidos e artigos científicos. Os resultados evidenciaram a importância da educação física nos anos iniciais, sendo reconhecida nacionalmente, histórica e recente, por intermédio de inúmeros autores, na contribuição do desenvolvimento do aluno em toda suas dimensões ao se utilizar das práticas corporais e suas diversas formas de se manifestar, além de destacar o papel
fundamental do professor como orientador dessa prática, produzindo aulas diversificadas que atendam a todos e contribuam para o desenvolvimento, por meio do acesso da cultura corporal e do movimento.
Palavras Chave: Educação Física Escolar. Ensino Fundamental. Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

TRINDADE DE VARGAS, A. . A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RENEF, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 1–2, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/renef/article/view/3549. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Pedagógicos da Educação Física Escolar