A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Douglas Vieira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Louise Santos
  • Ângelo Negrão
  • Roseane Monteiro-Santos Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus XIII - Tucuruí

DOI:

https://doi.org/10.46551/rn2020111600043

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Novo Coronavírus, COVID-19, Ensino a Distância

Resumo

Este estudo objetivou analisar a perspectiva do professor de Educação Física escolar para as aulas durante e após a pandemia da COVID-19. Teve como objetivos específicos: investigar a visão dos professores sobre a mudança da didática das aulas pós-pandemia; e discutir as possibilidades acerca das aulas remotas da Educação Física na Educação Básica.  A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo, quanti-qualitativa e para a coleta das informações utilizou-se um questionário. Nos resultados, foi traçado um perfil dos 131 participantes; bem como seus anseios sobre a didática abordada nas aulas como atividades práticas, enfoque na saúde, discussão de aspectos políticos, uso de tecnologias; a possiblidade das aulas remotas na Educação Básica se tornarem viável; e os problemas esperados pelos educadores assim que as atividades escolares forem reestabelecidas. Conclui-se que os professores deverão utilizar todas as competências abordadas nas aulas de Educação Física, para que no primeiro momento de retorno a rotina escolar, essas competências sejam vistas como ferramentas importantes no seu plano de aula, buscando enriquecer o conteúdo e preservar a saúde de seus alunos.

Palavras-chave: Educação Física Escolar. COVID-19. Ensino Remoto.

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Biografia do Autor

Douglas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Pós-graduando em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde (IFPA). Licenciado Pleno em Educação Física (UEPA).

Louise Santos

Licenciada Plena em Educação Física (UEPA). Bacharel em Educação Física (UNIASSELVI).

Ângelo Negrão

Licenciado Pleno em Educação Física (UEPA). Bacharel em Educação Física (UNIASSELVI). Membro do grupo de pesquisa NUPESA.

Roseane Monteiro-Santos, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus XIII - Tucuruí

Mestra em Ciência da Motricidade Humana (UCB-RJ). Especialista em Pedagogia do Movimento Humano (UEPA). Licenciada e Bacharel em Educação Física (UEPA)

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Publicado

2021-01-05 — Atualizado em 2021-01-21

Versões

Como Citar

ALENCAR VIEIRA, D.; SANTOS DA COSTA, L.; SOLANO NEGRÃO, ÂNGELO; MONTEIRO-SANTOS, R. A PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA AS AULAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19. Revista Eletrônica Nacional de Educação Física, v. 11, n. 16, p. 45 - 66, 21 jan. 2021.